Paraná

Saúde

Instituto promove doação de materiais e dispositivos para pacientes com sequelas da hanseníase

Cerca de 600 itens serão doados através de ação do Instituto Aliança contra Hanseníase

Curitiba (PR) |
Os primeiros estados que irão receber as doações são Paraná e São Paulo - Foto: Divulgação AAL

O Instituto Aliança contra Hanseníase (AAL, na sigla em Inglês) está lançando uma ação com o objetivo de doar materiais, equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva para pacientes que apresentam deficiências físicas e/ou alterações ocasionadas pela hanseníase nos olhos, nariz, mãos e pés.

Com abrangência nacional e ainda em fase piloto, o TECHansen conta com um estoque inicial de 600 itens. Os primeiros estados que irão receber as doações são Paraná e São Paulo.

“A hanseníase está no rol de doenças negligenciadas no país. Com tantas emergências de saúde que enfrentamos, a doença é mais uma delas. Mas o que precisamos urgentemente considerar é que a cada 10 pessoas diagnosticadas, teremos cinco com algum tipo de deficiência física que necessitarão de serviços especializados”, afirma Susilene Nardi, idealizadora e embaixadora da ação.

Para solicitar os materiais e dispositivos, é necessário que o profissional de saúde (enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional  ou médico) preencha o formulário com informações básicas sobre o diagnóstico e o acompanhamento e assine um termo de consentimento. Após a análise pelo Instituto, o material será separado e enviado sem custos para o endereço indicado no cadastro e de acordo com a disponibilidade dos materiais.

O Instituto informa que a preferência é que o profissional esteja alocado em algum serviço público de referência e/ou de reabilitação, com demanda de atendimentos aos pacientes de hanseníase.

Edição: Lia Bianchini