Rio Grande do Sul

Formação

Edital da Aceleradora Lanceiros Negros tem inscrições prorrogadas até este domingo (12)

Projeto visa capacitar agentes culturais negros, indígenas e LBGTQIA+ do RS, com foco na produção cultural afro-gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aceleradora Cultural quer dar notoriedade à história dos Lanceiros Negros - Foto: Guilherme Fernandes dos Santos

Foram prorrogadas as inscrições para o edital da Aceleradora Lanceiros Negros para capacitação de agentes culturais com foco na produção cultural afro-gaúcha. Os interessados tem até este domingo (12) para efetuarem sua  inscrição.

É necessário que comprovem interesse profissional e atuação na área da cultura. As inscrições podem ser feitas clicando neste link.

Podem se inscrever agentes culturais que sejam autodeclarados negros, indígenas e LGBTQIA+ e que atuem na área da cultura do RS, maiores de 18 anos e que sejam residentes no estado.

O período de facilitações e mentorias será do dia 4 de outubro a 11 de novembro de 2021. Entre os artistas e profissionais já confirmados, estão Nina Fola, Saskia, Valéria Barcellos, Silvia Abreu, Rafa Rafuagi, Jaqueline Fernandes, Carol Anchieta, Dina Prates e Tiago Souza. 

A Aceleradora Lanceiros Negros é um desdobramento do Festival Porongos, iniciativa criada em 2018 por jovens empreendedores gaúchos, com objetivo de impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil. A Aceleradora Cultural é um projeto financiado pela Natura Musical, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (LIC).

Segundo Thaise Machado, diretora criativa do projeto, a arte para a população negra sempre será uma das principais ferramentas de combate ao racismo e de denúncia de preconceitos.

"A partir disso, a Aceleradora Cultural nasce em forma de manifesto, tornando presente e dando notoriedade à história dos Lanceiros Negros, que lutaram na Guerra Civil Farroupilha em troca de sua liberdade. Buscamos, por meio da cultura, disponibilizar o conhecimento sobre um fato histórico pouco comentado no RS", avalia a diretora.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira