Paraná

30 de agosto

Educadores relembram ataque da cavalaria no Centro Cívico e denunciam violência do Estado no PR

Estão entre as ações ato em frente ao Palácio Iguaçu e projeção denunciando o desmonte da educação pública no Paraná

Curitiba (PR) |
Ato relembra massacre no Centro Cívico e denuncia desmonte da educação pública - Divulgação

No dia 30 de agosto de 1988, o então governador Álvaro Dias, foi o mandante de um massacre que até hoje está marcado na memória de trabalhadores da educação do Paraná. Em memória aos que lutaram, a APP-Sindicato, que representa a categoria, realiza uma série de ações em todo o estado.

As mobilizações tiveram início no domingo (29), com uma ação virtual nas redes sociais. Nesta segunda-feira (30), a partir das 14h, trabalhadores da educação participam de um ato no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, local onde ocorreu o massacre há 33 anos. 

De acordo com a APP, além de relembrar a luta, o ato é também de denúncia contra os ataques do governo Ratinho Junior. Em nota, o sindicato afirma que o atual governo "promove uma política de retirada de direitos, precarização do trabalho na educação e desvalorização dos trabalhadores da educação."

Também na segunda, a partir das 19h, a APP-Sindicato fará a projeção de um vídeo no centro de Curitiba com a denúncia e homenagem a professores, professoras e funcionários de escola que continuam lutando para garantir que a educação pública no Paraná seja emancipadora e de qualidade.


Divulgação

Edição: Lia Bianchini