Paraná

Futebol

Sem estrangeiros na seleção, e agora, Tite?

Times da Inglaterra decidem não liberar jogadores para data Fifa

Brasil |
Os atacantes Gabriel Jesus e Roberto Firmino estão entre os convocados que não podem se apresentar à seleção - Lucas Figueiredo_CBF

No momento em que este texto é escrito, o técnico Tite havia perdido 13 dos 25 jogadores convocados para a próxima rodada das eliminatórias sul-americanas contra Chile, Argentina e Peru. Isso porque as ligas da Inglaterra, Espanha e Itália informaram que não vão liberar jogadores para países da “lista vermelha” da Covid, entre eles o Brasil. Porque, na volta, esses jogadores teriam de ficar confinados, em quarentena, perdendo treinamentos e jogos. 

Além disso a confederação alega que a Fifa e a confederação sul-americana aumentaram os dias em que os jogadores ficariam com suas seleções, com a janela passando de 9 para 11 dias porque serão disputadas três partidas, quando normalmente são duas. 

O que traz enorme problema para Tite, porque da lista de 25 convocados, além dos países que já declararam a proibição, outros europeus podem seguir o exemplo. Na França, são mais quatro jogadores, entre eles Neymar. Com mais três entre Rússia, Alemanha e Portugal. Se a Fifa não interferir, a seleção só teria garantidos os atletas que jogam no Brasil, cinco, Weverton, goleiro do Palmeiras, os laterais Daniel Alves (São Paulo) e Guilherme Arana (Atlético-MG), e os atacantes do Flamengo Everton Ribeiro e Gabigol. 

Claro que podem ser convocados outros jogadores brasileiros, mas o que se veria em campo seria uma seleção completamente desfigurada e que nunca jogou junto. Até arriscaria um time com Weverton, Daniel Alves, Nino (Fluminense) e Miranda (São Paulo), Arana, Danilo (Palmeiras), Zé Raphael (Palmeiras), Edenilson (Inter) e Everton Ribeiro (Flamengo), com Hulk (Atlético-MG) e Gabigol no ataque. Mas não deve chegar a tanto. O mais provável é que, se a Fifa não mudar a decisão dos europeus, a rodada das eliminatórias seja adiada. 

 

Edição: Pedro Carrano