Paraná

Direitos Humanos

IPPDH do Mercosur lança concurso de contos para jovens da América Latina

O tema é “Ensino médio para uma cultura sem violência contra a mulher”, inscrições abertas até 21 de setembro

Brasil |
Podem participar alunos entre 14 e 18 anos de instituições de ensino médio públicas e privadas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. - Divulgação

O Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) convida jovens estudantes de instituições da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai a participar de um concurso de contos sobre os direitos da mulher intitulado “Ensino médio para uma cultura sem violência contra a mulher”.

O concurso destina-se a estudantes com o objetivo de explorar a sua criatividade através de histórias escritas que, por sua vez, lhes permitem refletir e contribuir para a sensibilização, informação e divulgação dos direitos das mulheres.

As histórias podem incluir como eixo principal qualquer um dos seguintes direitos estabelecidos na Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW). Da mesma forma, eles poderão considerar como a atual pandemia de COVID-19 impacta ou pode impactar esses direitos.

Os eixos são:

  • Igualdade e não discriminação
  • Participação política
  • Educação
  • Trabalho
  • Mulheres rurais e indígenas

Quem pode participar:

Podem participar alunos entre 14 e 18 anos de instituições de ensino médio públicas e privadas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As histórias podem ser feitas individualmente ou em grupos. A participação no concurso estará aberta até 21 de setembro de 2021.

Serão atribuídas menções aos quatro contos mais bem avaliados pelo júri e serão selecionados trinta contos, que farão parte de uma publicação digital editada pelo IPPDH.

Este concurso é desenvolvido no marco da campanha regional "Livre, Igualdade e Feliz", elaborada pelo IPPDH por mandato da Comissão Permanente de Gênero e Direitos Humanos das Mulheres da Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do MERCOSUL (RAADH) . A campanha visa contribuir para dar visibilidade aos direitos das mulheres no marco do 40º aniversário da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), concluída em dezembro de 2019. A campanha inclui uma série de atividades que irão ser desenvolvido progressivamente ao longo do ano.

O regulamento do concurso está disponível aqui

 

Edição: Frédi Vasconcelos