Paraná

SERVIÇO PÚBLICO

OPINIÃO. Em defesa do serviço público

“Para derrotar a reforma administrativa é necessário enfrentar Bolsonaro e seus comparsas no Congresso Nacional”

São Paulo (SP) |
Manifestantes alertaram no ato que “o serviço público vai ser precarizado e destruído se a PEC 32 for aprovada” - Jaqueline Deister/Brasil de Fato

Todos sabemos que é na dificuldade que se conhece alguém.

E assim também se dá nos serviços: é quando se está doente que se sabe se o plano de saúde é bom, só para dar um exemplo. Na pandemia não tem sido diferente.

Foi neste momento que o conjunto da sociedade reconheceu a importância do SUS e de todos os funcionários públicos ligados à saúde. Além disso, passou a valorizar ainda mais os professores públicos e suas aulas presenciais na escola pública. Assim, os servidores públicos municipais, estaduais e federais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estão em greve contra a Reforma Administrativa (PEC 32) nesta quarta-feira (18). Isso porque a proposta em debate na Câmara, iniciativa do governo Jair Bolsonaro, destrói o serviço público.

E desse modo, piora as condições de trabalho de médicos, professores, enfermeiros, afetando atuais e futuros servidores. Mas, em especial, a população mais humilde, que precisa do serviço público e que melhorado (e não destruído). Por isso, não podemos ter dúvidas: todo apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, neste dia de greve. A previsão de votação da matéria na Câmara é em setembro e precisamos defender os nossos direitos nos próximos meses.

Para potencializar essa resistência, diversas entidades, movimentos sociais e frentes políticas que compõem a campanha “Fora Bolsonaro” se juntam na luta contra a reforma administrativa.

Faz todo sentido, porque para derrotar a reforma administrativa é necessário enfrentar Bolsonaro e seus comparsas no Congresso Nacional. O inverso também é verdadeiro: para derrotar o governo, é importante o engajamento dos mais de 11 milhões de servidores públicos pelo país. Por isso, é importante que todos estejam juntos nas ruas, nas greves, nas redes sociais, pressionando os parlamentares pelo fora Bolsonaro, fora Reforma Administrativa. Tire este dia para lutar pelo futuro do Brasil.

Edição: Pedro Carrano