Ceará

Greve Geral

Servidores públicos de quatro cidades cearenses confirmam atos contra a reforma administrativa

Os atos acontecem nesta quarta-feira (18) em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Canindé e Antonina do Norte.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
As Centrais Sindicais e Servidores Públicos convocam greve geral contra a PEC 32, que trata sobre a Reforma Administrativa - Comunicação Estadual do Levante Popular da Juventude

Nesta quarta-feira (18), em diversos municípios brasileiros, os servidores públicos convocam manifestações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, que está em tramitação dentro da Câmara dos Deputados, e prevê mudanças administrativas, como é o caso da proibição de adicionais por tempo de serviço, licenças-prêmio e outras licenças, exceto quando se trata de capacitação do servidor, diminuição de jornada sem redução de salário e o fim da estabilidade. Além dos servidores públicos, demais categorias profissionais, como bancários, químicos e metalúrgicos também irão se somar nas mobilizações para os atos contra a reforma administrativa.

No Ceará, à Greve Geral contra a Reforma Administrativa, prevista na PEC 32, inclui uma paralisação de 24 horas e tem adesão de servidores públicos das três esferas: municipal, estadual e federal. Em Fortaleza, as atividades incluem passeata saindo da Praça da Imprensa, às 8h, até a Assembleia Legislativa do Estado, onde ocorrerá uma audiência pública virtual, às 14h30. Além da capital cearense, também estão confirmados atos em Canindé, Juazeiro do Norte e Antonina do Norte.

Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT Ceará), afirma que “somente a luta impedirá essa tragédia que é a Reforma Administrativa. Por isso, a CUT Ceará se soma as entidades que representam os servidores públicos das três esferas e convoca uma grande mobilização para o 18 de agosto. Um grande dia de luta e mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadores em defesa do serviço público”.

Em nota divulgada em seu site, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) afirma que a agenda está sendo articulada nacionalmente para enfrentar mais uma das pautas que visam à destruição do serviço público por parte do governo Bolsonaro. No estado, a mobilização é conduzida por centrais sindicais e entidades como o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público - Ceará. Para participar do ato presencial, é essencial o uso de máscara PFF2 e reforçar todos os cuidados sanitários para prevenção da covid-19, como manter o distanciamento social e portar álcool gel.

Além da luta contra a PEC 32, os trabalhadores também levarão às ruas e às redes bandeiras de luta por empregos, vacina, pelo auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia, contra o aumento da inflação, dos preços altos e contra as privatizações de estatais estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.

Atos no estado:

Antonina do Norte: Ato de servidores públicos representados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz, na Rua Antônio Delfino.

Canindé Ato dos servidores públicos municipais, organizados pelo Sindsec, às 8h. 

Fortaleza: Praça da Imprensa, às 8h.

Juazeiro do Norte: Praça da Prefeitura, às 9h.

Edição: Francisco Barbosa