Paraná

EDITORIAL 224 PARANÁ

EDITORIAL. Só lutas dissipam a cortina de fumaça

O exemplo do golpe boliviano de 2019 mostra que as elites latino-americanas estão dispostas a aventuras golpistas

Curitiba (PR) |
Golpe de Estado na Bolívia em 2019 mostra que as elites latino-americanas estão dispostas a aventuras golpistas
Golpe de Estado na Bolívia em 2019 mostra que as elites latino-americanas estão dispostas a aventuras golpistas - Tupac Katari

Vivemos uma situação inédita desde a ditadura, com o desfile militar que teve o objetivo de intimidar deputados e a sociedade civil no dia de a Câmara analisar (e rejeitar) o voto impresso. A cena literalmente fez “fumaça”, ao mostrar equipamentos tão antiquados quanto a mentalidade de alguns setores das Forças Armadas. Fora a ironia, o episódio é gravíssimo. Ainda que um golpe seja difícil, Bolsonaro consolida a ameaça.
E ele ainda conta com setores empresariais dispostos a vender o país por 30 dinheiros, como na privatização dos Correios. Tem um Congresso que o apoia em troca de favores. Mesmo derrotada no voto impresso, a proposta do governo teve 218 votos, o que ainda segura o impeachment.
O exemplo do golpe boliviano de 2019 mostra que as elites latino-americanas estão dispostas a aventuras golpistas. Golpes são violentos e já foi ensinado que a medida eficaz é a resistência popular antes que se consumem. É preciso organização nas ruas, nas casas, nos locais de trabalho, diálogos com os trabalhadores precários, com o funcionalismo público.
O governo lança literalmente cortina de fumaça sobre os principais temas que afligem o país. Cabe denunciá-lo a partir dos problemas reais: desemprego, alta do custo de vida, ausência de vacinas e corrupção.

Edição: Frédi Vasconcelos