Rio Grande do Sul

Fotografia

Fotógrafo baiano Roberto Faria é o convidado da estreia de "Fotografia & Outras Histórias"

Sindicato dos Jornalistas do RS promove conversas online em agosto para comemorar o Dia Mundial da Fotografia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fotógrafo Roberto Faria apresenta sua trajetória em evento online desta quarta-feira (11), promovido pelo Sindjors - Reprodução

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) convida para a estreia do "Fotografia & Outras Histórias". A série de eventos virtuais é promovida pelo Núcleo de Imagem do Sindjors e integra as festividades do Dia Mundial da Fotografia, que ocorre neste mês de agosto.

A estreia acontece nesta quarta-feira (11), às 18h, via plataforma Stream Yard, com transmissão pelo Facebook do Sindjors. O evento tem como primeiro convidado o fotógrafo baiano Roberto Faria. A mediação da conversa será feita pelo diretor do Sindjors, o também fotógrafo Jorge Leão. O projeto terá, ainda, mais duas etapas marcadas para os dias 19 e 24 de agosto. Serão trazidas as fotógrafas Dulce Helfer e Elza Lima.


Roberto Faria apresenta as cores da Bahia no evento online desta quarta-feira (11), do Sindjors / Foto: Roberto Faria

A negritude, o calor das cores, a presença da ostensiva beleza da mulher baiana impregnam os registros fotográficos de Roberto Faria. Ele, que se descobriu fotógrafo no início de 2000, agregou a técnica do olhar da fotografia aos saberes colhidos durante o curso de Odontologia feito na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, e ao do Pós-Graduação em Dentística Restauradora.

O fotógrafo dentista, que ganhou o mundo, fundou, em outubro de 2014, a Escola Baiana de Fotografia, na qual é diretor e professor dos cursos de Fotografia para Iniciantes, Desenvolvimento do Olhar e Linguagem Fotográfica das Cores. É, também, diretor da Galeria Baiana de Arte fundada em 2019. Foi professor do Curso de Extensão em Fotografia por dois anos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. 


Roberto publicou, em 2011, seu primeiro livro, o "Bahia de Todas as Cores" / Foto: Roberto Faria

Suas fotos ganharam mundo nas publicações da Revista National Geographic, Caminhos da Terra, Náutica e Mar & Mar, além do Jornal A Tarde e Correio da Bahia. Participou de diversas Bienais e Salões de Fotografia no Brasil e exterior organizados pela Confederação Brasileira de Fotografia e Federação Internacional de Arte Fotográfica.  

Publicou, em 2011, seu primeiro livro, o "Bahia de Todas as Cores", e em 2017 a publicação "Bahia dos Deuses e das Crenças" que foi viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Tem como meta, ainda neste ano, lançar mais dois livros; um sobre os “Carrinhos de Café de Salvador” e o outro sobre os “Últimos Saveiros da Bahia” que terá a curadoria do artista plástico Bel Borba. A história baiana ficará agradecida por estes registros fotográficos.


Fotógrafo participou de diversas Bienais e Salões de Fotografia no Brasil e exterior / Foto: Roberto Faria

Núcleo de Imagem experimenta novos formatos

A reclusão forçada pela pandemia da covid19 forçou o diretor do Sindjors, Jorge Leão, a pensar e experimentar um novo formato para atrair e ganhar públicos diferenciados para as atividades programadas do Núcleo de Imagem. E neste sentido, as plataformas midiáticas, segundo ele, oferecem bons e inovadores recursos e passaram a ser grandes aliadas da divulgação.

“Na verdade, o evento Fotografias & Outras Histórias surgiu de uma inquietude que eu tinha de resgatar através de um bate-papo, bem à vontade, o que vem antes e o depois de uma foto quando perguntado ao fotógrafo autor. Ao observarmos uma imagem, ela é provida de diversas informações, que rendem uma boa história. Este é o grande objetivo deste evento, saber o que ninguém até então sabe sobre a imagem e o fotógrafo, ou seja, os bastidores”, destaca Leão.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko