Paraná

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

Valor adicionado da indústria no Brasil vai de 10ª para 16ª posição mundial

O ano de 2020 registrou uma queda da produção industrial de 4,5%

Curitiba (PR) |
o aumento da importação de componentes em momento em que o câmbio está desvalorizado, entre outros fatores, explicam o baixo rendimento do setor - Divulgação

Estudo recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre a crise no setor automotivo no Brasil aponta, na verdade, problema mais grave. Na condição de ramo importante da indústria, responsável por 1,3 mi de empregos e 3% do Produto Interno Bruto (PIB), a queda na produção do ramo automotivo é resultado da desindustrialização e abandono das cadeias produtivas em curso no país, de forma acentuada desde 2016 e no atual governo Bolsonaro.

“O ano de 2020 registrou uma queda da produção industrial de 4,5% (IBGE, 2020): 77% dos ramos e 80% dos parques industriais apresentaram resultado negativo em 2020 (IEDI, 2020)7”, aponta o estudo.

A ausência de interferência do governo no período de crise, a baixa capacidade de consumo atual dos trabalhadores, a não incorporação de setores de ponta – caso da matriz veicular de elétricos e híbridos –, o aumento da importação de componentes em momento em que o câmbio está desvalorizado, entre outros fatores, explicam o baixo rendimento do setor.

 

Edição: Pedro Carrano