Paraná

Arte

Curitiba sedia evento de vídeo experimental online

EXEXEX Festival de vídeo experimental acontece sábado (31), às 10h

Curitiba (PR) |
Link para o lançamento será disponibilizado às 9h do dia 31, no site do evento - Divulgação

O EXEXEX Festival de vídeo experimental acontece no sábado (31), às 10h. Com parceria do CinePasseio e da Fundação Cultural de Curitiba, o evento promove reflexões sobre as novas articulações do vídeo. Formas de espacialidade, exibição de vídeos como forma de arte e as mais recentes modalidades de comercialização de obras audiovisuais estão na pauta do evento.

O Festival tem curadoria de Aricia Machado, artista visual e professora, Flávio Carvalho, artista media art, curador da Bienal de Curitiba, pesquisador e diretor de arte, e Guilherme Zawa, artista visual e curador da AIREZ Crypto Art Gallery.

Pela manhã, acontecerá a abertura da exposição EXPOEX 21', com artistas de diversas partes do país, e do projeto Video Correspondências, que foi desenvolvido durante a disciplina de Videoarte e Videoinstalação e coordenado pela professora Aricia Machado, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O projeto aconteceu em 2020, quando estudantes trocaram vídeos entre si colocando suas reflexões sobre seus cotidianos e sentimentos evocados pelo momento de pandemia.

O evento também apresentará, na parte da tarde, mesa redonda com o artista Guerreiro do Divino Amor, finalista do Prêmio Pipa de 2019, e o VJ Vigas. Mediada por Arícia Machado, a mesa promove uma reflexão sobre diferentes processos artísticos e suas relações com o espaço urbano e outros dispositivos audiovisuais. Na mesma tarde, uma conversa sobre NFTs e os novos rumos do mercado de arte com a NFTrend será conduzida pelo artista visual e curador Guilherme Zawa.

Os trabalhos poderão ser visualizados através de plataforma digital dedicada à visualização e interação com exposições de arte Mozilla Hubs. O link para o lançamento será disponibilizado às 9h do dia 31, no site do evento. As exposições ficarão até o dia 29 de agosto. 

Edição: Lia Bianchini