Rio Grande do Sul

Jornalismo

Seminário “Jornalismo, sim!” realiza etapa da região Sul, às 20h dessa terça-feira (27)

Promovido pela Fenaj, seminário vai abordar taxação de plataformas digitais para financiar fundo de apoio ao jornalismo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Os seminários têm o objetivo de debater com a categoria as propostas de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo. - Reprodução

A etapa Sul dos seminários regionais “Jornalismo, sim!” acontece nesta terça-feira (27), a partir das 20h, reunindo jornalistas que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A série de eventos on-line é uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com apoio da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). O evento é gratuito e as inscrições são abertas no site da Fenaj.

Os seminários têm o objetivo de debater com a categoria, nesse primeiro momento, as propostas de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo.

Os inscritos vão receber certificados de participação. Os debates também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

O primeiro seminário “Jornalismo, Sim” foi voltado para a região Norte do país, no dia 20 de julho. A presidenta da FENAJ, Maria José, afirmou que “há uma crise no jornalismo e no modelo de negócio dos veículos. Com o surgimento de novas tecnologias, a receita (dos veículos de mídia) diminuiu, migrando para as plataformas digitais”. Para a jornalista, com o crescimento destes grandes conglomerados digitais, de forma desregulamentada, é necessário que as plataformas sejam taxadas nos países em que elas atuam.

A Federação propõe a taxação destas grandes plataformas digitais por meio de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). Os recursos arrecadados devem ser direcionados a um fundo de fomento e financiamento do jornalismo, que seria gerido por um conselho gestor, que por meio de chamamentos públicos, seguindo diretrizes de defesa da liberdade de imprensa, livre acesso à informação e democratização aos meios de comunicação.

Sobre os debatedores convidados

Maria José Braga é presidenta da FENAJ e membro do Comitê Executivo da FIJ. Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Graduada e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Elizabeth Lacerda é jornalista, com pós-graduação em Vídeo e Televisão pela Universidade de Alicante (Espanha) e Mestrado em “Media Arts & Production” pela Universidade de Tecnologia de Sydney é correspondente estrangeira na Austrália desde 2011. Trabalhou em diversos veículos do Rio Grande do Sul e no Brasil. Também atuou como produtora para a Canadian Broadcasting Corporation (CBC – Canadá), Special Broadcasting Service (SBS – Austrália). Liz Lacerda, como é conhecida, é integrante do Comitê Executivo da Foreign Correspondents’ Association (FCA) – Australia & South Pacific (Associação dos Correspondentes Estrangeiros da Austrália e Pacífico Sul).

Rafael Grohmann é editor da revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Doutor em Ciências da Comunicação, com estágio de pós-doutorado pela UFRJ. Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador no Brasil do projeto Fairwork, vinculado à Universidade de Oxford. Pesquisador financiado da Universidade de Cambridge no âmbito do projeto Histories of Artificial Intelligence. Membro do Conselho Científico do Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), da Universidade da California, Los Angeles (UCLA). Diretor da Labor Tech Research Network.

O coordenador da mesa será José Nunes, que é jornalista, presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, atual vice- presidente da Regional Sul da FENAJ. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. Atuou em diversos veículos de São Leopoldo, Porto Alegre e Caxias do Sul. Também foi assessor de imprensa e atualmente trabalha como diretor-geral adjunto do Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae de São Leopoldo.

Sobre os seminários regionais

A FENAJ e os seus sindicatos filiados estão debatendo a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e que prevê o desenvolvimento do jornalismo a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas.

A Federação espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. Para isso, está realizando os 10 seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko