Paraná

Ciência

UFPR divulga projeto de ciência para crianças e lança livro digital

A iniciativa é do curso de Química da UFPR e pretende levar ciência a comunidades

Curitiba (PR) |
Criado em 2020, o projeto de extensão nasceu para contribuir com a divulgação de ciência no cenário de distanciamento social - Foto: Divulgação

O renomado cientista e astrônomo Carl Sagan dizia: “Toda criança começa como um cientista nato”. Não há idade mínima para o interesse pela ciência e é justamente com esse propósito que o projeto de extensão “Ciência & Criança” trabalha.

Criado em 2020, o projeto de extensão nasceu para contribuir com a divulgação de ciência no cenário de distanciamento social. O grupo da Universidade Federal do Paraná produz e disponibiliza gratuitamente materiais atrativos para crianças com idade entre 2 e 6 anos (ensino infantil), como animações, histórias, experimentos, músicas e jogos online. O projeto também prepara material de suporte para ser utilizado como ferramenta por professores e responsáveis abordarem temas do cotidiano relacionados à ciência.

Livro digital

Os conteúdos, disponíveis em redes sociais e no blog do projeto, agora também podem ser encontrados num livreto digital. A personagem Bertha e seu melhor amigo, Otto, procuram entender mais sobre o que forma tudo o que existe. Com o uso de diferentes recursos, como histórias, experimentos, jogos e música, o livro estimula o contato de crianças com a ciência. A obra “Os pequenos e incríveis blocos de montar do universo!” está disponível gratuitamente no blog do projeto.

“Pensando em comunidades e famílias que não tenham acesso à tecnologia, adaptamos o conteúdo audiovisual que foi produzido durante o primeiro ano do projeto em formato de livro, para que mais pessoas possam acessá-lo. Ainda não possuímos recurso para impressão, mas assim que for possível, pensamos em distribuir o material impresso a comunidades carentes”, explica Tatiana Simões, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Química da UFPR.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o canal do YouTube, o Blog “Ciência & Criança” e as redes sociais (Instagram e Facebook).

Edição: Lia Bianchini