Rio de Janeiro

Pesquisa

Rio pede autorização para vacinar maiores de 12 anos em estudo na Ilha de Paquetá

Prefeitura vacinou no mês de junho 91,1% dos moradores da ilha, maiores de 18 anos, com a primeira dose da Astrazeneca

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Paquetá vacinação
Estudo tem como objetivo avaliar cientificamente o comportamento do vírus após vacinação em larga escala - André Borges/AFP

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que vai solicitar à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) a inclusão de adolescentes entre 12 e 18 anos na vacinação em caráter experimental na Ilha de Paquetá, bairro da cidade. A medida foi divulgada na última segunda-feira (5), após uma reunião com o Comitê Científico do município. 

Leia também: "Não queria ser vacinada por você", diz moradora de Paquetá a ministro da Saúde

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a prefeitura vacinou no mês de junho 91,1% dos moradores da ilha, maiores de 18 anos, com a primeira dose da Astrazeneca. A medida faz parte de um estudo que tem como objetivo avaliar cientificamente o comportamento do vírus após vacinação em larga escala no local nos próximos meses.

A pesquisa também tem o propósito de verificar se a primeira dose do imunizante já garante um bom nível de proteção coletiva ou se isso só acontece após a segunda dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes acima de 12 anos em todo o território nacional. Porém, os adolescentes só terão vez quando a vacinação dos maiores de idade terminar. Na cidade do Rio, a prefeitura prevê que essa etapa deve começar em setembro.

Edição: Mariana Pitasse