Paraná

Fora Bolsonaro

Milhares de pessoas ocuparam as ruas em Curitiba por “Fora Bolsonaro”

Atos também ocorreram em cidades paranaenses como Cascavel, Assis Chateaubriand, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Paranaguá

Paraná |
Mais de 10 mil pessoas saíram da Praça Santos Andrade e percorreram as ruas centrais de Curitiba pedindo por FORA BOLSONARO - Giorgia Prates

Em todo o Brasil foram realizados atos pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro pelos crimes cometidos contra a vida e a omissão na gestão da pandemia. Os manifestantes em todos os cantos do país também pediram vacinação em massa, auxilio emergencial de 600 reais, entre outras mudanças urgentes e o compromisso da luta contra os retrocessos gerados pelo atual governo. Este é o primeiro ato após o pedido unificado de impeachment, protocolado na Câmara dos Deputados, na quarta, 30. No Paraná, um dos estados em o atual presidente mais teve votos nas eleições de 2018, em várias cidades aconteceram manifestações por "Fora Bolsonaro".

Em Curitiba, cerca de 15 mil pessoas foram às ruas protestar contra os governos federal e estadual. Após o ato público, manifestantes percorreram as ruas do centro da capital do Paraná, buscando distanciamento social, fazendo uso de máscara e álcool gel. A manifestação foi organizada pelas Frentes Brasil Popular, Povo sem Medo, várias entidades, movimentos sociais e partidos políticos. No ato público, várias falas se revezaram de representantes da juventude, dos professores, sindicatos, indígenas, artistas, da luta por moradia, entre outros.


A concentração do Ato "Fora Bolsonaro" começou às 15h, em frente à Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. / Giorgia Prates

 

Gabriel de Souza, integrante da Coordenação da Ocupação Vila União, no bairro Tatuquara, reafirmou a importância de se juntar ao protesto. “Estamos aqui, hoje, neste dia, para lutar por algo muito esperado, que é o Fora Bolsonaro, e queremos a revogação de todos os atos deste governo”, disse.

Presente no ato também, o líder indígena da etnia Guarani Eloy Jacinto pediu que todos se unam à luta indígena. “Venho de Brasília, de 25 dias de protesto por lá pela demarcação das terras indígenas. Este governo, antes mesmo de assumir, já tinha o projeto de acabar com o povo indígena. Nós não vamos ficar em casa olhando matar nosso povo e peço que todos se juntem a nossa luta.”

Do legislativo municipal, a vereadora Carol Dartora (PT) disse que é urgente a retomada de um projeto popular no Brasil. “A má gestão da pandemia afetou significativamente os mais oprimidos. Quem mais está sendo prejudicado é a juventude periférica, os negros e negras, as mulheres negras. E, somos nós que vamos protagonizar a retomada de um projeto popular para o Brasil, o que é urgente.” Para a vereadora, também é importante pensar em um novo país. “Precisamos retomar o Brasil por outra lógica, da vida, dos direitos. Não podemos mais deixar Bolsonaro continuar matando pessoas.”

Participando da bicicletada que ocorreu junto à manifestação, o deputado estadual Goura (PDT) reafirmou a importância do ato e pediu o impeachment de Bolsonaro. “Há dois anos estamos assistindo à destruição do Brasil, das políticas públicas, do meio ambiente, da educação, da saúde. Recentemente acompanhamos a divulgação de fortes indícios de corrupção na saúde, é este governo trocando vidas por propina. Isso tudo é mais um capitulo triste desta história, e o governo Bolsonaro precisa acabar.”  

Contra Bolsonaro e Ratinho Jr.

Houve manifestações também contra o governo estadual. “Estamos aqui para homenagear quem se foi por omissão desses governos, Bolsonaro e Ratinho Jr. Ambos nos fizeram vir às ruas devido a suas políticas de morte e para lutar pelo direito à vida", disse o professor Hermes Leão, presidente da APP Sindicato, que representa os professores paranaenses.

Tais Carvalho, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas do Paraná (Upes-PR), reiterou a importância da luta no presente para garantir o futuro. “Importante que a gente deixe claro que é um projeto deste governo destruir nosso futuro. Por isso, somos Fora Bolsonaro, mas também somos Fora Ratinho Jr., que vem destruindo o nosso futuro com uma política educacional de retrocessos.

Artistas presentes.

Os artistas paranaenses também se manifestaram. Fizeram uma concentração inicial em frente ao Teatro Guaíra com a “Bloca da Cultura”. Além dos protestos contra o descaso do governo federal com as políticas públicas de cultura, também reivindicaram a aprovação da lei estadual que cria a Bolsa Cultura.

 


Manifestantes trouxeram faixas, cartazes e muita criatividade para protestar contra o governo Bolsonaro. / Giorgia Prates

 

Edição: Frédi Vasconcelos