Paraná

Pandemia

Deputado questiona governo do Paraná sobre fim do acordo de produção de vacina russa

Estado abriu mão da conclusão de estudos para grande laboratório particular tomar frente ao desenvolvimento da Sputnik V

Curitiba (PR) |
Requião Filho afirma que o caso envolvendo a Covaxin trouxe novos questionamentos sobre desvios de verbas públicas para a área da saúde no país - Foto: Dálie Felberg

Após o anúncio realizado em 2020 pelo governo do Paraná sobre convênio com a Rússia para fabricação da vacina Sputnik V pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), causou surpresa, no início de 2021, quando o estado deu um passo atrás nas pesquisas e abriu mão de sua conclusão, inesperadamente. Em fevereiro, o deputado Requião Filho (MDB) questionou o governo sobre a desistência, mas não obteve resposta satisfatória.

Posteriormente, houve notícia de que o imunizante seria produzido pelo Laboratório União Química, que tem como sócio Fernando de Castro Marques. “Chama atenção porque o protocolo da fase 3 de estudos pelo Tecpar já estava sendo finalizada para a validação da Anvisa, quando o governo anunciou que desistiria das pesquisas para que um grande laboratório particular pudesse produzir. Algo que poderia sair a preço de custo e servir de exemplo para o Brasil, possivelmente rendeu altos lucros para um grupo ligado a interesses financeiros e não o de salvar a população”, alertou Requião Filho, que elaborou um novo pedido de informações protocolado nesta terça-feira (29).

O novo envio de expediente foi direcionado ao governador, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), ao chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e ao diretor-presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso.

Requião Filho afirma que o caso envolvendo a indiana Covaxin trouxe novos questionamentos sobre desvios de verbas públicas para a área da saúde no país. “Quem procurou o Governo do estado para quebrar a parceria com a Rússia de produção da vacina pelo Tecpar?”, questionou o deputado, em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Edição: Lia Bianchini