Paraná

Covid-19

Paranaense de 42 anos é a 1ª morte pela variante delta no Brasil

Mulher estava grávida, era residente do Japão, chegou ao Brasil no dia 05 de abril e faleceu no dia 18

Curitiba (PR) |
Foi o 2º caso confirmado da variante delta no Paraná - Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, na sexta-feira (25), o segundo caso da cepa B.1.617 no Paraná, conhecida como variante delta, segundo a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A identificação do caso, em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde, foi feita por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Trata-se de uma mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 05 de abril. Ela realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após sua chegada, em 07 de abril, a gestante iniciou sintomas respiratórios, fez um novo exame e testou positivo.

A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e foi a óbito no mesmo dia.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Atualmente, o bebê está saudável e segue em acompanhamento pelo município. Os demais integrantes da família desta gestante seguem saudáveis.

2º caso em Apucarana

A gestante era amiga próxima da filha da primeira pessoa confirmada com a variante delta no Paraná. Esta filha confirmou que foi visitá-la no dia 07 de abril. Ela teve Covid-19 confirmado, mas fez teste de antígeno (farmácia), não sendo possível realizar análise genética desta pessoa, mas sim de alguns de seus familiares. A Sesa informou que aguarda o resultado de outras duas pessoas da família. Elas permanecem sob vigilância do município.

1º óbito pela variante delta no Brasil

Este óbito foi o primeiro óbito relacionado à variante delta confirmado pelo Ministério da Saúde. O segundo foi de um homem de 54 anos, tripulante do navio chinês MVS Shandong da ZMI. Ele estava internado há 43 dias na rede privada de saúde em São Luís, no Maranhão. O paciente começou a apresentar os sintomas no dia 13 de maio e testou positivo no dia 17.

A variante delta foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020, na Índia. Ela circula, hoje, por 92 países. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram detectados 11 casos, até o momento.

Edição: Lia Bianchini