Paraná

Covid-19

Fim da pandemia? Em Curitiba, UFPR calcula que será em janeiro de 2022

Estudo aponta que capital irá atingir 95% da população adulta vacinada apenas em 18 de janeiro

via Livre.jor |
Pesquisadores apontam necessidade de aumentar "urgentemente o ritmo de vacinação" - Foto: Giorgia Prates

Cálculo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prevê que somente no dia 18 de janeiro de 2022 a capital do Paraná terá 95% da sua população adulta imunizada com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A modelagem matemática foi elaborada por pesquisadores da UFPR, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), levando em conta o andamento da vacinação em Curitiba até o dia 6 de junho.

Das cidades paranaenses, Paranaguá seria a primeira a obter a imunidade coletiva pela vacinação, no dia 18 de outubro deste ano, três meses antes da capital.


Reprodução

Na tabela divulgada pela UFPR, com as previsões do portal Modinterv Covid-19 PR, a cidade mais “atrasada” em obter a imunidade coletiva seria Ponta Grossa. Pelas contas dos estudiosos, se a cidade-pólo dos Campos Gerais não mudar o ritmo da sua vacinação, apenas no dia 30 de junho de 2022 ela terá 95% da população adulta imunizada com duas doses do imunizante.

Sob a coordenação de Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física da UFPR, o portal foi desenvolvido pelos bolsistas Luan de Paula Cordeiro e Bruno Mantovani Czajkowski. O lançamento da plataforma foi realizado no último dia 10 de junho, pelo YouTube. “Os dados mostram que é preciso aumentar urgentemente o ritmo de vacinação para que a imunidade coletiva seja atingida em um curto horizonte de tempo”, afirmou Vasconcelos, em entrevista ao portal de notícias da UFPR.

Parece que o recado atingiu as autoridades, pois na segunda-feira (14), após São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão protagonizarem uma “guerra de vacinação”, com os estados antecipando cada vez mais as datas de vacinação total da sua população, o governador Ratinho Júnior (PSD) prometeu imunizar toda população adulta do estado com a primeira dose até setembro deste ano.

 *Conteúdo reproduzido do Portal Livre.jor

Edição: Lia Bianchini