Paraná

Água

Audiência cobra ações do governo no enfrentamento da crise hídrica no Paraná

"A água precisa ser tratada como um bem finito", alertou o deputado Tadeu Veneri, que coordenou a audiência

Curitiba (PR) |
"Estado precisa atuar na proteção daqueles que são mais afetados", afirmou militante do Movimento dos Atingidos por Barragens - Foto: Giorgia Prates

A elaboração de políticas públicas pelo governo estadual, a busca de soluções de curto, médio e longo prazos envolvendo os órgãos relacionados e a promoção de um amplo debate com a sociedade e entidades ligadas ao tema são fundamentais para a superação da crise hídrica que assola o Paraná. Essa foi a conclusão da audiência pública remota promovida pela bancada do PT na Assembleia Legislativa na manhã de quinta-feira (17). Sob a coordenação do deputado Tadeu Veneri, o encontro buscou identificar questões que fazem com que este momento de crise hídrica tenha se tornado ainda mais dramático para a população paranaense.

“Não é possível que continuemos tendo a cada chuva milhões de litros de água perdidos porque não temos uma política de coleta de água nos prédios públicos e nos grandes condomínios, por exemplo. Nós continuamos usando água tratada para lavar calçadas, para lavar carros, para regar plantas. Isso tudo vai nos trazer um impacto muito grande. A água precisa ser tratada como um bem finito, é justamente este o objetivo que nós pretendemos com essa audiência”, disse Veneri.

Doutor em Ciência Físicas, Jeferson de Souza explicou que a crise hídrica é resultado de problemas de gerenciamento de reservas aliado ao problema da seca. “Estamos vivendo uma situação de estresse hídrico, que é basicamente um problema de oferta e demanda de recursos hídricos. Precisamos entender quais fatores afetam essa oferta. No Paraná, nós temos um bom motivo para se somar na luta contra o desmatamento na região norte do país. Boa parte dos nossos recursos vem da Floresta Amazônica. Nós temos ainda um problema de gerenciamento de reservas que está aliado ao problema da seca. É muito importante debatermos se os recursos hídricos estão sendo protegidos no Paraná. A poluição no estado é um tema que também precisa ser abordado. Muitos dos rios que poderiam ser aproveitados para mitigar a crise na Região metropolitana de Curitiba não podem ser utilizados por conta dos poluentes”, pontuou.

Mercantilização da natureza

Integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Daiane Machado afirmou que é preciso entender esse cenário a partir do processo de mercantilização da natureza. “O saneamento vem passando por grandes mudanças desde o ano passado. São marcos regulatórios que objetivam tornar a água mercadoria e viabilização de negócios do setor do saneamento, a exemplo do que ocorre com o setor elétrico. Nesses casos, a predominância é da empresa privada, que é regida pelo lucro. A água, que é um direito humano e fundamental, passa para a lógica privatista que a coloca como mercadoria", disse.

Machado lembrou que no Paraná a Sanepar passa vive esse modelo que prioriza o interesse empresarial, em que controle social deixa de ser protagonista. "A propaganda do poder público diz que basta fecharmos a torneira e o problema será resolvido. Mas a nossa leitura é que o Estado precisa atuar na proteção daqueles que são mais afetados nesse contexto: as pessoas de baixa renda e os pequenos agricultores”, afirmou.

Ao final da audiência, foi proposta a realização de encontros regionais para debater o tema com as lideranças e a população dessas localidades. A promoção de debates sobre a situação do Rio Iguaçu também ficou estabelecida no encontro.

O deputado Tadeu Veneri afirmou que bancada do PT na Assembleia Legislativa vai continuar cobrando do governo estadual ações de enfrentamento da crise e que vai propor à Mesa Executiva da Casa a realização reuniões para discussão da lei 12.726/99 que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos e cria o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, como parte integrante dos Recursos Naturais do Estado.

Edição: Lia Bianchini