Rio Grande do Sul

Mobilização

Sindicatos promovem projeções contra a reforma administrativa em sete capitais

Antecipando o #19J, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte terão projeções nesta sexta-feira (18)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No sábado (19), as projeções contra a reforma Administrativa serão realizadas em Brasília, Recife e Salvador - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um grupo de entidades sindicais de todo o Brasil dá largada, nesta sexta-feira (18), às ações do Dia Nacional de Mobilização que ocorre no sábado (19). Serão realizadas projeções, simultaneamente, no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Já no sábado (19), a atividade será em Recife, Salvador e Brasília.

O objetivo é denunciar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, conhecida como PEC da Reforma Administrativa, e seus efeitos ao serviço público. A escolha das cidades é uma estratégia das entidades para pressionar os membros da Comissão Especial da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, que inicia oficialmente a discussão da proposta na próxima semana.

O presidente do colegiado é o deputado pernambucano Fernando Monteiro (PP/PE) e o relator é o deputado federal pelo estado da Bahia Arthur Oliveira Maia (DEM/BA). Ao todo, 27 dos 46 titulares da Comissão têm suas bases nos estados onde ocorrem as projeções. 

O diretor da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp) e presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul - Simpe/RS, Jodar Pedroso Prates, alerta para a necessidade de enfrentar a proposta do governo federal. “A reforma administrativa representa um retrocesso histórico. Voltaremos ao tempo do coronelismo, do apadrinhamento. A rachadinha e o uso de servidores para outros fins, como seguimos vendo acontecer, inclusive aqui no RS, será institucionalizado. Quem sofrerá com isso será a população, com a queda da qualidade da prestação dos serviços.”

A coordenadora executiva da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos dos Estados (Fenamp), Erica Oliveira, também critica a proposta e destaca que as projeções vêm para reforçar os atos deste sábado. “Precisamos (servidores públicos e sociedade) continuar nos manifestando contra a reforma Administrativa, pois é uma proposta de sucateamento e privatização do serviço público, que pode facilitar a corrupção e ainda deixará a população sem um bom atendimento. Pensando nisso, a Fenamp e a Ansemp não têm medido esforços nessa luta e se uniram a outras entidades em mais essa iniciativa de mobilização total contra a PEC 32.”

As mensagens divulgadas vão buscar o diálogo com a população sobre a importância dos serviços públicos e as distorções da proposta apresentada pelo governo Bolsonaro. Estão promovendo o Projetaço contra a reforma Administrativa as entidades Ansemp/Fenamp, Sisejufe/RJ, Sintraemg, AssempeRJ/Sindsemp e Sindsemp-BA. As projeções ocorrem das 19h às 20h. 

Confira os locais:

BH - Rua São João Evangelista 510

SP - Rua da Consolação 753

RJ - Avenida Nossa Senhora de Copacabana 860

RS - Av. Cauduro 11, Bom Fim

DF - Rodoviária

BA - Rua Pedro de Milton Brito 77 Barra

PE - Av. Rio Branco, 139


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko