Paraná

Pandemia

A conta-gotas: atrasos podem prejudicar calendário de vacinação no Paraná

Governo prometeu vacinar toda população adulta até o final de setembro

Curitiba (PR) |
Estado divulgou calendário de vacinação nesta quarta (16) - Foto: Giorgia Prates

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou na quarta (16), calendário de vacinação para faixas etárias até os 18 anos. A promessa é que toda a população adulta receba a primeira dose até o final de setembro. A promessa, no entanto, pode esbarrar no atraso na entrega dos imunizantes e na dinâmica da própria pandemia.

Na capital do estado, foram vacinados mais de meio milhão de curitibanos com a primeira dose, mas caso tivesse disponível a quantidade suficiente, a campanha duraria 28 dias.

Outro exemplo: o governo do Paraná, em meados de agosto do ano passado, fez acordo com o Instituto Gamalea, da vacina russa Sputnik V, mas, até agora, o imunizante não teve seu uso aprovado pela Anvisa, apenas em caráter emergencial, e mesmo assim, apenas estados nordestinos conseguiram usar o imunizante.

Vacinas remanejadas em Curitiba

Em Curitiba, a prefeitura foi questionada pelas redes sociais por atraso na imunização e reiteradas suspensões da campanha. Pela sua conta no Twitter, justificou-se afirmando que "caso houvesse doses em quantidade suficiente para vacinar a população de domingo a domingo, em 28 dias Curitiba imunizaria com 1ª dose toda sua população acima de 18 anos."

Até o momento, a capital recebeu cerca de 922.540 doses de vacinas, sendo 623.920 para primeira dose e 298.620 para segunda dose. Nesta semana, a cidade avançou na imunização na faixa etária entre os 59 e 53 anos, e também entre professores da educação básica. Na faixa entre 54 e 53 anos, são cerca de 28.688 pessoas previstas para serem imunizadas, e 12.550 não é suficiente para abrir a imunização de uma idade completa.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, prometeu o remanejamento de doses. “É a única forma que temos de avançar com mais uma faixa etária, usando um pouco do estoque de outros grupos, o que, obviamente, precisa ser reposto depois”, alerta.

Confira o calendário da vacina no Paraná

4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);

19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;

23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;

20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini