Paraná

Pandemia

Trabalhadores da Refinaria Getúlio Vargas sofrem com surto de Covid-19

Desde o dia 13 de maio, sindicato levantou 22 casos de contaminações

Curitiba (PR) |
Instalação da Repar na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (PR) - Divulgação/Petrobras

O instrumentador Célio Alves da Cruz faleceu no dia 3 de junho, em Curitiba, vítima de complicações da Covid-19. Ele tinha 55 anos e trabalhava nas obras de parada de manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, contratado pela empresa Método Potencial.

Célio é o quarto trabalhador que atuava na Repar a falecer nos últimos vinte dias, período no qual as obras na Repar foram intensificadas. O procedimento de manutenção na refinaria incluiu mais dois mil trabalhadores na rotina da unidade e causa aglomerações no parque industrial.

Para o sindicato dos petroleiros (Sindipetro) a gestão da Refinaria mantém postura de descaso ao não informar os trabalhadores sobre as vítimas e não reduzir as atividades. Acusa também de não cumprimento de acordo mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) que encerrou a greve sanitária na unidade, realizada entre os dias 12 e 16 de abril.

O principal compromisso assumido pela empresa era o de divulgar boletins epidemiológicos com informações sobre o quadro vigente de casos confirmados de Covid-19, suspeitos, recuperados e internações hospitalares.

Levantamento extraoficial, feito a partir de informações que foram enviadas ao Sindicato desde o dia 13 de maio, dá conta de que ocorreram mais de 22 casos de contaminados, com cinco intubados e quatro mortes. 

Edição: Pedro Carrano e Lia Bianchini