Paraná

Pandemia

Paraná registra aumento de mortes e casos de Covid-19 entre adultos abaixo de 40 anos

Desde fevereiro, há aumento de 75% no registro de mortes por coronavírus de adultos jovens no estado

Curitiba (PR) |
“Só vamos controlar essa pandemia com a vacinação em massa", diz chefe do setor de infectologia do HC - Reprodução

O Paraná acumula, desde o início da pandemia, 1.126.308 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus e 27.386 mortes. A tendência de crescimento destes números tem colocado o estado como o segundo em número de casos e óbitos, com o agravante de um registro maior entre a população abaixo de 40 anos.

No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) no dia 07 de junho, o maior número de casos de contaminação pelo coronavírus eram pessoas com 30 a 39 anos: foram registrados 1414 homens e 874 mulheres desta faixa etária com COVID19 no Paraná. Ao olharmos para os dados cumulativos desde o início da pandemia, a mesma faixa etária tem o maior número de registros: já são 116.158 homens abaixo dos 40 anos contaminados e 128.859 mulheres.

Segundo o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná, desde fevereiro há um aumento de 75% no registro de mortes por coronavírus de adultos jovens entre 30 e 39 anos. Ainda de acordo com os dados levantados pelo instituto, no Paraná, essa faixa etária esteve acima da média nacional, registrando aumento percentual de 75% no número de óbitos, enquanto o país apontou aumento de 56%.

Aumento de internamentos de pessoas abaixo dos 59 anos

Em Curitiba, capital do Paraná, a tendência de aumento de casos e óbitos de pessoas abaixo de 59 anos vem se mantendo. Dados do monitoramento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostram aumento nos internamentos de doentes mais jovens e queda no número de pacientes com idades mais avançadas em relação ao total de internados. O período comparado é o do início de fevereiro, começo da vacinação dos idosos, à semana de 25 de abril a 1 de maio, a mais recente divulgada.

Na última semana de abril, pessoas entre 50 e 59 anos responderam por 31% do total de internamentos, maior índice para esta faixa etária desde o início da pandemia. Comparativamente, na primeira semana de fevereiro, a proporção de internamento entre pessoas de 50 a 59 anos foi de 24,6%, mas já esteve em 19% no início deste ano. Outra faixa etária com aumentos nos internamentos é a de adultos de 40 a 49 anos, com um salto de 13% do início de fevereiro para a semana de 25 de abril a 1º de maio.

“Temos uma somatória de situações influenciando nessa mudança, vacinas já surtindo efeito em grupos já imunizados há algum tempo. Mas, por outro lado, percebemos algumas faixas etárias se descuidando das medidas protetivas”, diz Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde de Curitiba.

Obesidade está entre comorbidades com maior índice de internamento

“Uma comorbidade que vem nos chamando atenção é obesidade nos mais jovens que estão entrando em internamento e até entre os óbitos nesta faixa etária”, aponta a chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas, Sônia Raboni. A obesidade está listada como uma das comorbidades dos grupos prioritários para vacinação. “Ao ser contaminado pela Covid-19, há um conjunto já de inflamações no organismo da pessoa obesa que pode vir a desencadear eventos, por exemplo, de trombose e hipercoagulação, que acabam complicando o quadro”, explica Sonia.

Para a médica, a solução mais urgente para frear o crescimento de casos e óbitos em todas as faixas etárias é a vacinação. “Só vamos controlar essa pandemia com a vacinação em massa e diminuir a circulação desse vírus”, diz.

Edição: Lia Bianchini