flexibilizações

Próximo do Dia dos Namorados, Curitiba volta à bandeira laranja e libera comércio

Cidade registra lotação em UTIs e recuo tímido da taxa de transmissão; ocupação de leitos de UTI está em 102%

via Porém.net |
hospital uti
Curitiba tem taxa de ocupação de leitos de UTI em 102% e 9.918 casos ativos - Créditos da foto: Arquivo Hospital das Clínicas

Ignorando o momento grave da pandemia, Curitiba recuou nas medidas restritivas de isolamento social, trocando a bandeira vermelha pela amarela, liberando a abertura do comércio, shoppings e academias próximo do Dia dos Namorados (12).

A decisão acontece 11 dias após a adoção das medidas mais rígidas, prazo considerado insuficiente para uma queda representativa das contaminações e dos casos ativos.

Boletim epidemiológico desta terça (08) mostra que a cidade tem taxa de ocupação de leitos de UTI em 102% e 9.918 casos ativos. O novo decreto vale até o dia 16 de junho.

:: Com mais de 27 mil mortos, Paraná decreta luto em homenagem às vítimas da covid ::

A justificativa do prefeito Rafael Greca (DEM) para autorizar a maior exposição à contaminação está na queda da taxa de transmissão. “O 'R' – taxa de retransmissão – foi derrubado pelo esforço coletivo dos Curitibanos responsáveis. Passou de 1,11 para 0,89. Diminuiu também o número de internamentos em leitos clínicos e vem reduzindo paulatinamente o número de internamentos nas UTIs”, justificou em rede social.

Por outro lado, a gestão municipal admite que o momento é muito grave. Segundo a Prefeitura, embora a cidade tenha voltado à bandeira laranja, a pontuação dos indicadores ainda é alta, 2,34, muito próxima da vermelha, que é acima de 2,70. No Painel Covid-19 Curitiba, contrariando a decisão política, a bandeira vigente está na pontuação 3, portanto, vermelha.

Dia dos Namorados

A gestão municipal admitiu que o recuo na bandeira aconteceu por conta do Dia dos Namorados. A mesma decisão política já havia acontecido no Dia das Mães, quando a cidade liberou o funcionamento do comércio, shoppings e restaurantes no domingo.

:: Paraná ultrapassa marca de 1 milhão de infectados pela Covid-19 ::

“Para oportunizar a comemoração do dia dos namorados sem aglomerações, o Comitê de Técnica e Ética Médica liberou o funcionamento de restaurantes e lanchonetes neste domingo (13), mediante agendamento prévio e cumprimento dos protocolos sanitários”, informa à Prefeitura.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini