Paraná

Vacinação

Professores e técnicos do Ensino Superior começarão a ser vacinados nos próximos dias

O anúncio foi feito em uma reunião remota entre universidades e secretarias do governo estadual, nesta segunda, 07

Paraná |
Esta era uma reivindicação das universidades públicas do estado perante a SESA, para que fosse respeitado um plano de vacinação aos trabalhadores da educação como um todo - Giorgia Prates

Os trabalhadores da educação do Paraná que atuam no ensino superior da rede pública e privada começarão a ser vacinados contra a Covid-19. A decisão foi anunciada na segunda-feira, 7 de junho, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), durante uma reunião realizada com reitores das universidades federais (UFPR, UTFPR e IFPR) e estaduais, com o secretário da Saúde, Beto Preto, a equipe da SESA e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Durante a reunião, o secretário Beto Preto informou que o estado recebe nesta semana uma nova remessa de 145 mil doses de vacinas fabricadas pela Pfizer BioNTech. Um lote de 20 mil doses será separado para atender aos professores e técnicos do ensino superior do Paraná.

Esta era uma reivindicação das universidades públicas do estado perante a SESA, para que fosse respeitado um plano de vacinação aos trabalhadores da educação como um todo. A vacinação será realizada pelas secretarias de saúde de cada município, que deverão fazer o anúncio dos dias para esta primeira etapa.

As doses serão encaminhadas ainda nesta semana para as Regionais de Saúde do Estado e os municípios serão responsáveis pela definição da ordem de aplicação das vacinas. Os trabalhadores das instituições deverão se dirigir aos pontos de vacinação nas respectivas cidades em que atuam.

Nesse momento, não estão incluídos professores e técnicos de polos de cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2019, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Paraná tem cerca de 60 mil profissionais nas instituições de ensino superior, entre professores e trabalhadores administrativos. O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que está em constante atualização, traz um número um pouco menor, de 54.110.

 

Comunidade da UFPR

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) está realizando um levantamento do número de professores e de técnicos administrativos que ainda não foram vacinados por conta de idade, de comorbidades ou por serem profissionais da saúde, já que muitos atuam no Hospital de Clínicas da UFPR. Os dados serão repassados para a Sesa.

 

Edição: Ana Carolina Caldas