PL 399/15

Comissão aprova produção de cannabis para uso medicinal, industrial e de pesquisa

O projeto não permite o cultivo por pessoas físicas, a venda de flores e outras partes da planta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O texto agora deve ir direto para votação no Senado Federal
O texto agora deve ir direto para votação no Senado Federal - Fotos Públicas

Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), um parecer favorável ao projeto de lei que legaliza o plantio para fins medicinais, industriais e de pesquisa no Brasil (PL 399/15).

Com a votação empatada por 17 a 17, o voto do relator Luciano Ducci (PSB-PR) foi decisivo a favor da decisão. O texto agora deve ir direto para votação no Senado Federal.

:: Leia também: Entraves burocráticos e prisão de cultivadores dificultam acesso à cannabis medicinal ::

De acordo com a proposta, estaria permitido o cultivo da maconha (THC) para que fossem feitos remédios por parte de empresas, governos e organizações. No entanto, as autorizações vão precisar ser dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a produção de cânhamo (cannabis sem psicoativo) deverá ser dada pelo Ministério da Agricultura. O projeto não permite o cultivo por pessoas físicas, a venda de flores in natura e outras partes da planta.

Leia também: Alvos da Anvisa, associações de cultivadores democratizam acesso à cannabis medicinal

O projeto foi apresentado em plenário em 2015 pelo deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) e quer fazer uma alteração na Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

 

 

Edição: Leandro Melito