Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Feiras Ecológicas da Redenção celebram redução de 2 milhões de sacolas plásticas

Neste sábado (5), feiras comemoram a redução do impacto ambiental após dois anos da campanha de retirada das embalagens

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Celebração no Dia Mundial do Meio Ambiente terá ação de distribuição de sacolas reutilizáveis nas duas feiras ecológicas mais antigas de Porto Alegre - Anahi Fros

As Feiras Ecológicas da Redenção celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste sábado (5), com uma cifra histórica. Mais de 2 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas aos frequentadores desde o início da campanha de retirada das embalagens plásticas, em maio de 2019. Desde então, quem vai às feiras leva suas bolsas retornáveis de casa, contribuindo para uma forma de consumo menos prejudicial ao planeta.

Para comemorar este marco, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) – juntas, o maior espaço de venda de orgânicos a céu aberto da América Latina –, em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, realizam neste sábado a doação de sacolas retornáveis aos clientes. Evitando aglomerações e respeitando as normas de segurança em tempos de pandemia, a distribuição de quotas de bolsas ocorre em três horários – 7h, 10h e 12h – junto aos dois principais pórticos de acesso às feiras na Avenida José Bonifácio, localizados próximos à Avenida Osvaldo Aranha e Rua Vieira de Castro.

Os principais objetivos da retirada das sacolas plásticas são o de minimizar seu impacto negativo na natureza e gerar a reflexão sobre o destino dos resíduos e as consequências dos atos humanos no ecossistema, estimulando ainda a lógica de “pensar globalmente e agir localmente”.

O material polui lixões e mares, gerando grande impacto ambiental. As sacolas plásticas invadiram o mercado na década de 70. Como podem levar até 400 anos para se decompor, todas as embalagens produzidas até hoje ainda estão – e se manterão – no ambiente por muito tempo, sendo decompostas em temidos microplásticos, que estão entre os principais poluentes dos oceanos. Em 30 anos pode haver mais plásticos que peixes nos mares se nenhuma atitude for tomada, destaca a campanha..

Na ocasião, o Goethe irá lançar a agenda de Schnupperkurs – aulas experimentais – de alemão gratuitas, exclusivas para clientes das feiras, cuja temática serão os produtos orgânicos.

A Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD), que integra a parceria com o Goethe-Institut, também fará distribuição de sacolas retornáveis durante a Semana do Meio Ambiente. As ações ocorrem na quarta-feira (9) e sábado (12).

Evolução da campanha


Bolsas reutilizáveis são seguras, bastando serem higienizadas após o uso / Anahi Fros

Desde maio de 2019, 2.047.920 sacolas plásticas que deixaram de ser distribuídas pelas Feiras Ecológicas da Redenção. As duas feiras possuem, juntas, 138 bancas, que distribuíam cada uma em média de 265 sacolas a cada sábado antes da campanha.

A campanha passou por distintas etapas. Iniciou com o Sábado Sem Sacolas Plástica, entre maio de 2019 e dezembro de 2019, que consistiu na conscientização do público com a não distribuição de sacolas plásticas no último sábado de cada mês. Nesta, foram 92.560 sacolas plásticas a menos.

Em janeiro de 2020, foi implementado a ação Feiras Sem Sacolas Plástica, quando não se distribuiu mais estas embalagens nas Feiras Ecológicas da Redenção em nenhum sábado. Nesta etapa, foram 475.410 sacolas plásticas a menos.

Em abril, com a chegada da covid-19, as feiras voltaram a distribuir sacolas plásticas, por solicitação do Poder Público, devido ao receio da transmissão do vírus ao manusear sacolas retornáveis. A situação se manteve até setembro, período não contabilizado na conta final, mesmo com expressiva diminuição de uso de sacolas pelos frequentadores.

Em outubro de 2020, foi retomada a ação Feiras Sem Sacolas Plástica nas Feiras Ecológicas da Redenção, aproveitando a participação da FAE e FEBF na Semana Lixo Zero 2020. Desde então, nos 35 sábados sem distribuição das embalagens descartáveis, foram 1.279.950 sacolas plásticas a menos na natureza.

A retomada foi motivada por estudos que apontam que os riscos de contaminação de sacolas reutilizáveis são extremamente baixos. Uma pesquisa de 2020 publicada pelo "New England Journal of Medicine" apontou que o vírus da covid-19 pode resistir por até três dias em superfícies como plástico. Ao fazer uso de uma sacola reutilizável, a manipulação por outras pessoas diminui drasticamente ou pode ser totalmente evitada. Após seu uso, as bolsas devem ser higienizadas.

Linha do tempo da retirada das sacolas

Embrião da ideia, entre agosto de 2018 e abril de 2019, a FAE realizou uma campanha de conscientização, fazendo sorteios mensais de cestas orgânicas aos consumidores que já levavam sua sacola retornável.

A campanha Sábado Sem Sacola Plástica iniciou em 25 de maio de 2019 por meio de uma parceria entre a Feira dos Agricultores Ecologistas e a Feira Ecológica do Bom Fim, motivada pelo fato de que as 138 bancas que integram as unidades estavam entregando, em média, 265 sacolas por box a cada sábado. Isso representa 36,5 mil sacolas por feira, somando cerca de 2 milhões de sacolas ao ano. A ação constituía na não distribuição de embalagens no último sábado de cada mês, somada à intensa campanha de conscientização dos frequentadores das feiras.

Em 4 de janeiro de 2020 foi realizada a retirada definitiva das sacolas plásticas nas Feiras Ecológicas da Redenção – ou seja, em todos os sábados –, após decisão em conjunto deliberada em dezembro do ano anterior.

Em abril de 2020, por conta das dúvidas geradas pela pandemia por covid-19, o poder público municipal solicitou a retomada da distribuição das sacolas plásticas nas feiras. Esta medida perdurou até setembro, quando foi comprovado o baixíssimo risco de transmissão do vírus em superfícies de pano. Estima-se que, no período, 90% do público, já conscientizado, continuou a levar suas ecobags.

No mês de outubro 2020, durante a Semana Lixo Zero Porto Alegre e em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, as Feiras Ecológicas da Redenção retomaram a iniciativa de não distribuir sacolas plásticas nas unidades.

Em outubro de 2020, a Feira Ecológica do Menino Deus iniciou sua caminhada de retirada das sacolas plásticas.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Feira Ecológica do Bom Fim e da Feira dos Agricultores Ecologistas


: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira