Paraná

Para ler

Agenda Cultural | Quadrinhos curitibanos

Livro resgata a memória gráfica curitibana e seus reflexos na cultura nacional

Curitiba (PR) |
Lançamento acontece nesta sexta (04), às 19h, pelo canal de YouTube da Biblioteca Pública do Paraná - Divulgação

A Biblioteca Pública do Paraná acaba de lançar o livro “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos”, do quadrinista, curador e pesquisador José Aguiar. Com 360 páginas e centenas de ilustrações, a obra de referência resgata a memória gráfica local e seus reflexos na cultura nacional, por meio de documentos, biografias e depoimentos.

Mapeamento

Desde o possível primeiro chargista brasileiro (João Pedro, o Mulato) até a intensa atividade independente atual, o livro mapeia boa parte da produção artística realizada na cidade entre 1807 e 2018. “A partir de autores e personagens em sua maioria desconhecidos fora de Curitiba, é possível acompanhar a evolução não somente do traço ou da imprensa, mas da própria sociedade”, diz o autor.

Bibliotecas públicas

A edição impressa, com tiragem de mil exemplares, será distribuída para bibliotecas públicas de todos os municípios paranaenses, além de universidades, gibitecas e pontos de cultura do Paraná e de outros estados. Uma versão digitalizada também está disponível para download gratuito. O lançamento será nesta sexta (04), às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube da Biblioteca Pública.

Edição: Lia Bianchini