Paraná

Vacinação

Curitiba inicia vacinação por idade nesta quarta (02/06)

Pessoas que vão completar 60 anos até o fim do ano são as primeiras

Curitiba (PR) |
A vacina será aplicada, nesta quarta-feira (2/6), em 18 pontos de vacinação contra a covid-19 da cidade - Foto: Giorgia Prates

Nesta quarta-feira (2/6), Curitiba abre a vacinação contra Covid-19 por idade. Serão contemplados, neste primeiro momento, todos os residentes de Curitiba que completarão 60 anos de idade até 31 de dezembro de 2021 – quem tem 60 anos completos ou mais já foi imunizado durante a fase de vacinação dos idosos.

A abertura da vacinação por idade acontece após o Ministério da Saúde autorizar este modelo, atendendo a um pleito feito pela capital paranaense ao governo federal. “Com a vacinação dos idosos e do grupo de comorbidades concluída, o principal risco está para pessoas entre 50 a 59 anos. Por isso, neste momento, pedimos autorização para o Ministério da Saúde para abrir a vacinação por idade”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

A vacina será aplicada, nesta quarta-feira (2/6), em 18 pontos de vacinação contra a Covid-19 da cidade (lista abaixo), das 8h às 17h. Para se vacinar, será necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência de Curitiba e levar uma caneta.

Para facilitar o processo de vacinação e evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as pessoas que não são pacientes do SUS Curitibano preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Novas faixas 

A vacinação por idade ocorrerá do mais velho para o mais novo, na faixa entre 59 a 18 anos, na medida em que forem sendo disponibilizadas novas doses pelo governo federal. Ainda não há previsão de quando poderão ser abertas novas faixas etárias.

Repescagem e segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde também aplicará primeira dose nas pessoas com 60 anos ou mais que, por ventura, ainda não tenham recebido a vacina. Além disso, a imunização dos profissionais da educação foi ampliada e atenderá os que têm 47 anos ou mais.

Estão sendo atendidas, ainda, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, e pessoas com deficiência permanente de 18 anos e mais.

Nesta quarta-feira (02/06) será realizada também a segunda dose dos idosos da faixa de 81 anos que receberam a vacina AstraZeneca.

Balanço

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba imunizou, até segunda-feira (31/5), 491.238 pessoas com a primeira dose da vacina. Até esta data foram vacinados: 301.380 idosos, 77.283 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 6.759 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 5.246 trabalhadores das forças de segurança, 77 indígenas, 6.665 gestantes e puérperas, 5.027 pessoas com deficiência, 80.907 pessoas com comorbidades e 7.894 educadores, entre professores e trabalhadores da Educação Básica.

Edição: Ana Carolina Caldas