Paraná

Falta de controle

Curitiba dispara em casos ativos, mas mantém bandeira laranja

Greca perde o controle da pandemia com ondas em espaço de tempo cada vez menores

via Porém.net |
Rafael Greca, Márcia Huçulak e o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha. Curitiba. 20/01/2021 - Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura de Curitiba publicou o novo decreto 890/2021 com medidas de contenção à pandemia. Embora a cidade tenha disparado na quantidade de casos ativos com aumento de 32% dos casos, o prefeito Rafael Greca (DEM) manteve a bandeira laranja. Com isso, a cidade não adota o lockdown, mesmo estando com 96% dos leitos ocupados e tendo apenas 22 disponíveis.

O novo decreto estabelece que aos sábados e domingos será permitida apenas as modalidades de entrega drive-thru ou retirada para os serviços. Além disso, também há alteração no horário de funcionamento de algumas atividades não essenciais e ampliação de uma hora no toque de recolher, passando a ser das 21h às 5h (antes era das 22h às 5h), informa a Prefeitura.

“Embora a bandeira continue laranja estamos caminhando para o vermelho. Essa restrição nos fins de semana é nossa tentativa de conscientizar a sociedade e evitar a piora do cenário”, alertou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

No Twitter da Prefeitura, a medida foi criticada. Os internautas reclamam que não vão conseguir trabalhar, que a cidade demora para adotar medidas mais dura para conter a propagação e que a medida acaba por promover aglomerações em supermercados e lojas às sextas-feiras.


Capital vive montanha russa de casos relacionados à Covid-19 / Fonte: SMS

Casos sobem em menos tempo

Curitiba contabilizou 794 novos casos e 27 mortes nesta terça (18). A cidade está com 8.647 casos ativos. No começo do mês eram 6.217 casos ativos. No Dia das Mães (10), a Prefeitura liberou todo comércio e shoppings, inclusive no domingo. A cidade possui dois indicadores na bandeira vermelha, que indicam o aumento da propagação e de mortes nos últimos 14 dias. Outros seis indicadores estão na bandeira amarela (2) e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria está em 76%, o que é considerado item 1.

Edição: Lia Bianchini