Paraná

Educação

No Paraná, professores mantém greve pela vida e retorno das aulas só com vacina

Ratinho Jr ignora pandemia e não apresenta justificativa para retorno das aulas.

Paraná |
Desde o dia 10 de maio, professores da rede estadual de ensino estão em greve contra o retorno das aulas presenciais - APP Sindicato

A APP-Sindicato reafirmou à Secretaria de Educação do Paraná que é contra a volta às aulas presenciais nesse momento da pandemia do coronavírus. As aulas presenciais na rede estadual de ensino estavam suspensas e o Govrnador Ratinho Jr anunciou o retorno para a próxima semana. Em reunião, nesta quarta feira, 12/05,  com representantes do governo estadual, o sindicato  comunicou que vai acionar judicialmente os responsáveis quando surgirem focos de contaminação nas escolas da rede pública estadual. A APP-Sindicato também reiterou que o movimento de “Greve pela Vida” que começou no dia 10 de maio está mantido.

Em um documento entregue à Secretaria Estadual de Educação, o sindicato incluiu estudo epidemiológico que demonstra a impossibilidade de volta às aulas presenciais nesse momento no Paraná. “Pontuamos os riscos do retorno das aulas presenciais (modelo híbrido) neste momento da pandemia. Defendemos o retorno presencial, mas é necessário um ambiente seguro para a categoria, estudantes e comunidade escolar. Não se pode negar os riscos da pandemia e colocar a vida de professores e funcionários de escola e estudantes em perigo. Nossa contrariedade é quanto à forma como está sendo feito este processo, pois a categoria não pode estar nas escolas presencialmente sem ter tomado as duas doses da vacina”, diz o documento.

Para os representantes da categoria dos profissionais da educação, está  nítido que a Secretaria da Educação desconsidera critérios epidemiológicos na definição da volta às aulas presenciais, priorizando apenas medidas localizadas nas escolas, como distanciamento entre as pessoas e disponibilização de álcool gel.

A secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, alertou que o atual quadro da epidemia de Covid 19 no Paraná não permite a volta segura às aulas presenciais. “A fila de espera por leitos de UTI aumentou nessa semana em todas as regiões e algumas estão decretando lockdown durante os finais de semana”, disse. “A gente ainda não encontrou a justificativa para a volta presencial, pois não temos um quadro muito diferente de algumas semanas atrás”, completou.

 

Edição: Lia Bianchini