Paraná

Covid-19

Veja como comprovar problemas de saúde para nova fase de vacinação

Pelo SUS, deve-se apresentar como comprovação o cadastro em uma das Unidades Básicas de Saúde

Curitiba (PR) |
Curitiba iniciou vacinação para pessoas com comorbidades na terça-feira (11) - Foto: Giorgia Prates

Desde a segunda-feira (10), municípios paranaenses iniciaram a vacinação contra a Covid-19 para pessoas que tenham uma das 22 comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde, como diabetes ou pressão alta. O cronograma desse grupo será por idade, ou seja, do mais velho para o mais novo.

Quem recebe tratamento pelo Sistema Único da Saúde (SUS) deve apresentar como comprovação o cadastro em uma das Unidades Básicas de Saúde. Para quem é tratado pela rede privada, cada município irá exigir um tipo de comprovação, que vai de atestado médico, declarações a exames e receitas médicas.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação para pessoas com comorbidades na terça-feira (11), convocando quem tinha 59 anos completos. A partir de quarta (12), pessoas de 58 e 57 anos. A partir daí são chamadas pessoas com idade de maior para a menor.

Na rede privada

Em nota ao Brasil de Fato Paraná, a assessoria de comunicação do Conselho Regional de Medicina informou que o primeiro passo é procurar seu médico e solicitar a declaração. "Lembrando que médico tem autoridade para negar ao paciente, se considerar que sua doença em tratamento não se inclui na lista de comorbidades [...] Estando ciente, o profissional deverá entrar no espaço destinado a este fim, no site do CRM, e emitir a declaração ao paciente, assinalando a comorbidade, colocando os dados do paciente e tratamento. Junto à declaração também será emitido um termo de consentimento que deve ser assinado pelo paciente. Ambos os documentos devem ser impressos e levados no dia da vacinação, junto com um documento com foto e comprovante de residência”, diz a nota.

Para facilitar o processo de vacinação e evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as pessoas preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site. Em caso de dúvidas, é possível ligar para a Central de Teleatendimento (3350-9000).

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini