Minas Gerais

CULTURA

Programação gratuita comemora 30 anos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH

Atividades, que acontecem de forma virtual, contemplam diversos tipos de públicos

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Programação de aniversário inclui bate-papo com quadrinistas, Sararau Palavra Preta e roda de leitura com as crianças - Créditos da foto: Samuel Medina/PBH

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte completa 30 anos neste ano de 2021. Para comemorar, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de maio a dezembro, uma programação virtual, totalmente gratuita, para todos os tipos de públicos. Entre as atividades planejadas, estão mediação de leitura, sarau, encontro de narradores de histórias e oficina de escrita criativa.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto de comemoração busca valorizar as ações que a biblioteca realiza para garantir a democratização do acesso à leitura como um direito cultural. Além disso, as atividades virtuais foram pensadas para aproximar as pessoas dos livros, da literatura e da história da biblioteca.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Todos os sábados de maio, a Manhã Encantada, que acontece às 10h, apresenta narração de histórias para o público infantil. Em junho, a programação recebe convidados especiais, como as três primeiras gestoras da biblioteca Antonieta Cunha, Maria do Carmo Maggi e Reni Thiago. No dia 8, a atividade Corre de Fada promove uma conversa com Val Armanelli, que é artista visual, ilustradora, quadrinista, professora e poeta.

O mês de junho ainda conta com um bate-papo com quadrinistas, no dia 17 às 19h, e no dia 23, às 19h, o Sararau Palavra Preta realiza uma reunião de poetas e convidados para performances sobre a produção de poetas negros brasileiros. O fechamento do mês acontece com uma roda de leitura com as crianças.

A maior parte das atividades serão transmitidas ao vivo no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura https://www.youtube.com/user/canalFMC . Mais informações sobre a programação estão disponíveis no portal da PBH (aqui).

A biblioteca

Criada em fevereiro de 1991, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte é precursora no atendimento do público infanto-juvenil no município. Ao longo dos anos, esse espaço também se consolidou como local de referência para pesquisadores em literatura, educação e artes.

Atualmente, a biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica na Zona Cultural da Praça da Estação. Em função da pandemia, o CRJ – assim como a biblioteca – está temporariamente fechado para atendimentos presenciais.

Rede

Em Belo Horizonte são 22 bibliotecas públicas, com unidades em todas as regionais da cidade, que atuam de forma integrada no município. Segundo a prefeitura, nos últimos dois anos, as bibliotecas ganharam mais de 18 mil títulos para seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs e catálogos.

Programação

*Prosa Poética – Oficina de escrita criativa

Terças-feiras, sempre às 10h (encontro virtual na plataforma Google Meet)

*Roda de leitura

Quartas-feiras, às 14h (encontro virtual na plataforma Google Meet)

*Histórias e crianças

Quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 17h30 (live no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

*Encontro de Contadoras de Histórias

Sextas-feiras, às 10h (encontro virtual na plataforma Google Meet)

*Manhã encantada

Sábados de maio, às 10h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

*Corre de fada

Terça-feira, dia 08/06, às 19h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

*Biblioteca convida

Quinta-feira, 03/06, às 15h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

*Desenhando o quadrinista

Quinta-feira, 17/06, às 19h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

*Sararau Palavra Preta

Quarta-feira, 23/06, às 19h (evento virtual na plataforma Google Meet)

*Roda de leitura com as Crianças

Quarta-feira, dia 30/06, às 10h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)

As atividades dos meses seguintes serão divulgadas portal da Prefeitura de BH.

Edição: Elis Almeida