Paraná

Edição 211

Editorial | Vacina no braço e comida no prato

O bolsonarismo é um fracasso para um Brasil que, cada vez mais, pula fora desse barco furado

Curitiba (PR) |
Editorial da edição 211 do Brasil de Fato Paraná - Charge: Helô D'Angelo

A pesquisa Exame/Ideia, divulgada em 7 de maio, confirma a tendência de queda na avaliação do presidente Jair Bolsonaro. 50% da população brasileira avalia como ruim ou péssimo o desempenho do presidente. Entre os mais escolarizados, a desaprovação chega a 64% e demonstra a crescente perda de apoio do governo na classe média.

A CPI da Covid, instalada no Senado Federal, contribui para esses resultados. Dois terços da população brasileira têm conhecimento da CPI. Para 41%, a principal expectativa com relação à CPI é de que ela contribua para acelerar a vacinação no país. 32% esperam que a CPI aponte os culpados pela falta de vacinas e de equipamentos para lidar com a pandemia, e 15% esperam que contribua para o aumento do auxílio emergencial.

As classes média e alta vêm desembarcando do apoio a Bolsonaro pela incompetência em relação ao ritmo de vacinação. Já entre os mais pobres, os impactos econômicos e o aumento da fome durante a pandemia são as maiores causas. O bolsonarismo é um fracasso para um Brasil que, cada vez mais, pula fora desse barco furado. Congregar a defesa da ampliação da vacinação e políticas eficazes de geração de renda e combate à fome são os caminhos de superação dessa crise. 

Edição: Lia Bianchini