Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” realiza palestra virtual

Evento terá como convidado antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Professor e antropólogo oferece palestra sobre a presença negra no Litoral Norte do RS, em especial a de descendência Banto - Felipe Janicsek

Acontece nesta quinta-feira (13) a continuação do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”. O projeto convida o antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. para uma palestra sobre a presença negra no Litoral Norte do RS, em especial a de descendência Banto, bem como sobre o surgimento das congadas.

A transmissão ocorre pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook, na quinta-feira (13), às 20h. Mais informações no site do projeto Rota Açoriana.

O conteúdo da palestra está disponível em um pequeno vídeo no Youtube.

Sobre o professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr.

Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior é jornalista, antropólogo, especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de Mestre e Doutor em Antropologia Social pela mesma universidade.

Integra o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos-RS (Iacoreq), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/Ufrgs) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Osório.

Sobre o projeto

A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei Aldir Blanc.

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” apresenta uma variada da programação artística, reunindo nomes nascidos naquela região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana.

São eles: Marco Araujo & Banda, Marcello Caminha & Grupo, Zé Neto Souza, Gilberto Oliveira Trio, Santos de Casa, Ivan Therra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia e Loma & Grupo Chão de Areia. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no website da Rota Açoriana.  


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira