Paraná

Internacional

Paraná terá convenção de solidariedade a Cuba no sábado (8)

Evento será virtual, às 17h, e escolherá delegados para encontro nacional

Curitiba (PR) |
Evento será transmitido pelo Facebook e YouTube do Brasil de Fato Paraná - Unsplash

No sábado, dia 8, acontece a Convenção Paranaense de Solidariedade a Cuba, em modo virtual, com transmissão pelos canais do Facebook e Youtube do Brasil de Fato Paraná.

O evento escolherá delegados para a conferência nacional, marcada para junho deste ano e contará com exposições do cônsul de Cuba no Brasil, Jose Luis Darias Suárez, da diretora de relações internacionais da AC José Martí na Baixada Santista, Maria do Carmo Leite, e Vinícius Paiva Schiavon, médico paranaense formado em Cuba.

Segundo o cônsul, o encontro será importante para tirar novas diretrizes de como ampliar a solidariedade ao povo cubano, principalmente contra o bloqueio dos Estados Unidos à Ilha. “Precisamos de ajuda para romper o bloqueio de mais de 60 anos a nosso país, visibilizar essa luta.”

Outro ponto importante para ele é falar sobre as vacinas cubanas contra a Covid-19. Duas delas estão concluindo a terceira fase de testes. “Cuba tem o respeito internacional na área de saúde e pode colaborar com o Brasil nesse momento de falta de vacinas para lutar contra a Covid”, diz.

Uma das organizadoras do evento no Paraná, Silvana Souza, coordenadora das Brigadas de Solidariedade a Cuba no estado, lembra que um dos principais objetivos do encontro é tirar delegados para a conferência nacional, mas que os encontros regionais escolhem temas para discutir. “No Paraná, um tema permanente é o criminoso bloqueio dos Estados Unidos e seus efeitos, como, por exemplo, a proibição de compra de seringas para imunizar sua população.... Eles terão vacinas, mas não seringas. Por isso estamos fazendo também uma campanha de doação de seringas e agulhas”, explica.

Para participar do encontro é necessário inscrever-se. Quem quiser apenas assistir às apresentações pode entrar no Facebook ou no canal do Brasil de Fato Paraná no YouTube.

Como doar para campanha das seringas 

Fazer depósito no Banrisul, Agência : 0839, bC/C 39.055.419.0-0, CPF 380.163.200-82. Pix: [email protected]. Com identificação do depósito. 

Edição: Lia Bianchini