Paraná

Música

MUV lança música que homenageia personalidades negras de Curitiba

Trabalho mistura gêneros musicais originários das periferias urbanas, como o rap, ska, funk, entre outros

Curitiba (PR) |
A negritude como foco e força criadora é a proposta do MUV - Arte Kátia Horn

Criado pelos artistas Kátia Drumond e Ricardo Verocai, o projeto musical  “MUV - Movimento  Uniformemente Variado”, que tem trajetória marcada por influências da música preta nacional e internacional, lançou recentemente seu novo EP “Bairro Black”, idealizado e produzido durante a pandemia.

A negritude como foco e força criadora é a proposta do MUV ao longo dos seus 21 anos de existência, e esse novo EP nasceu para homenagear bairros da cidade e algumas das personalidades pretas que fizeram e fazem história em Curitiba e no Paraná, como Waltel Branco, Odelair Rodrigues, Laura Santos, Lápis, Saul Trumpet, Mãe Orminda, Isidoro Diniz, Danilo Avelleda, Geisa Costa, Enedina Alves Marques e Megg Rayara, entre outras.

“Esse EP é muito diferente de tudo o que o MUV criou em sua discografia porque ele narra a história de nomes ainda desconhecidos por uma grande maioria e que foram ocultados nos livros escolares”, explica a cantora e compositora Kátia Drummond.

A artista cita a música que considera a mais bonita e que faz menção aos bairros da cidade de Curitiba. “A música que nós, Ricardo [Verocai] e eu, consideramos a mais bonita é 'No mesmo chão', que tem uma parceria com Jahir Eleutério e Evangivaldo Santos. O refrão diz: "Não somos todos da mesma cor, mas pisamos juntos no mesmo chão, olhamos para o mesmo céu, não importa se moramos no CIC ou no Batel. Traz uma reflexão sobre a nossa realidade como brasileiros, pois o racismo estrutural não é evidente para a grande maioria que acredita que vivemos apenas uma discriminação social, diferença de classes”, diz.

Mistura de ritmos

A estética sonora do novo EP conversa com a música moderna de periferias urbanas e transita entre vertentes do rap, raggae, ska, trap, miamibass funk e o samba soul, criando uma mistura que dialoga com os ritmos variados da música preta, que é a marca do MUV.  Uma das faixas do EP,  “Orgulho Crespo” narra o encontro de vários artistas e ativistas negros durante a Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba, que é liderada pela cantora e ativista Michele Mara e reconhece a representatividade da comunidade preta na cidade.

O EP foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo

Sobre o MUV

O MUV é um projeto musical atuante desde 1999, idealizado pelo produtor musical, tecladista, compositor e arranjador Ricardo Verocai e pela cantora, compositora e atriz Kátia Drumond, com sede em Curitiba - PR. O repertório funde as bases do soul, groove, funk, jazz, rap, salsa, reggae, ritmos uniformemente dançantes, com ritmos variados da música brasileira como o samba, baião e afoxé.

Edição: Lia Bianchini