Rio Grande do Sul

Moradia

Famílias sem moradia ocupam terreno na zona rural de Alvorada

Cerca de 700 pessoas, em dificuldades financeiras, ocuparam terreno desocupado e improdutivo na região Metropolitana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cerca de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade ocuparam terreno desocupado e improdutivo na região de Alvorada - Reprodução

Cerca de 700 pessoas ocuparam um terreno desocupado e improdutivo em uma área da zona rural do bairro conhecido como Maria Regina, no município de Alvorada, região Metropolitana da Capital.

As famílias vieram de algumas regiões próximas e estavam todas sofrendo com dificuldades financeiras e o desemprego, agravado pela pandemia, estando na iminência de ficarem sem moradia. As famílias não são ligadas a nenhuma organização social ou de bairro, mas estavam cadastradas em programas de projetos habitacionais.

A ocupação do terreno aconteceu no dia 1° de maio, com as famílias organizadas entre si montando barracas e algumas pequenas casa improvisadas com madeira. A ocupação foi batizada de Ocupação 1° de Maio, em alusão ao dia da movimentação.


Ocupação 1° de Maio / Reprodução

Ocupação recebeu demonstrações de apoio

Logo após a ocupação, na terça-feira (4), as famílias receberam a visita do ex-vereador da cidade vizinha Viamão Adão Pretto Filho. Segundo o que a equipe que esteve no local pôde apurar, estão entre os ocupantes cerca de 60 idosos e mais de 400 crianças. Além destes, 9 membros das famílias são pessoas portadoras de necessidades especiais.

As famílias afirmaram que reivindicam a desapropriação da área privada, que possui aproximadamente 170 hectares, para a construção de moradias. O local não era utilizado pelo proprietário, portanto, não cumpria a sua função social, como determina a Constituição.

Além do ex-vereador, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também acompanham a ocupação, fortalecendo as famílias com ações de solidariedade, como doação de alimentos e marmitas.

As famílias da Ocupação 1° de Maio em Alvorada pedem também que a informação seja espalhada pelas pessoas, através de suas redes, para ajudar a ampliar a luta pela moradia.

Famílias temem pela reintegração de posse em plena pandemia

Um integrante do movimento que esteve no local, consultado pela reportagem, afirmou que as famílias já receberam uma notificação de reintegração de posse no final da tarde do próprio dia 1°. Porém, o documento não tinha data, tampouco assinatura do oficial de justiça. As famílias estão contando com assistência jurídica para recorrer de uma possível reintegração.

Outra fonte consultada, que teve contato com as famílias, reforçou que existe o processo aberto e uma decisão judicial de reintegração, sem data específica para ocorrer, o que aumenta a tensão e preocupação das famílias. O cenário de pandemia, continuou a fonte, é outro fator preocupante.

"Temos que considerar que existem grávidas, pessoas idosas, pessoas com necessidades especiais. O poder público, ao fazer uma reintegração, tem que disponibilizar transporte para essas pessoas e um local para leva-lás. Para onde elas irão? Para um galpão onde ficarão amontoadas?", questiona.

Segundo a campanha "Despejo Zero - Em defesa da vida no campo e na cidade”, entre março e agosto de 2020, ao menos 6500 famílias foram despejadas de suas casas e outras 20 mil famílias encontram-se ameaçadas de serem removidas a qualquer momento no Brasil.

O Brasil de Fato ainda apurou que pelo menos 31 casos de remoção foram suspensos, após pressão popular em todo território nacional. É o caso, por exemplo, das famílias do Quilombo Lemos, em Porto Alegre, que tiveram pedido de reintegração suspenso em dezembro de 2021.

Existe ainda, uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos juízes de todo o país para que analisem com cautela ações de desocupação coletiva de imóveis urbanos e rurais durante a pandemia, como forma de evitar o agravamento das consequências da disseminação da covid-19.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko