Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Projeto "Violino no Choro" tem inscrições abertas para as últimas atividades

Iniciativa oferece ciclos de formações e masterclasses; objetivo é fomentar e difundir a música genuinamente brasileira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Iniciativa cultural coordenada por Felipe Karam vem alcançando participantes de todo o país - Rodrigo Alencastro

Estão abertas as inscrições para a última edição das atividades formativas do projeto "Violino no Choro - Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira", para alunos de todos os instrumentos e níveis musicais. A iniciativa cultural é totalmente online e gratuita, incluindo oficinas, cinco marterclasses e um concerto didático. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio, no site do projeto

O projeto "Violino no Choro - Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira" é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e se propõe a levar o estudo da música popular brasileira para diversos públicos interessados. Foi idealizado com o objetivo de fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil, bem como de desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto.

Parte das vagas do projeto contemplava, preferencialmente, alunos de orquestras jovens ou projetos sociais de música das cidades de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Porto Alegre, abrindo também vagas para alunos de pelo menos outros seis estados.

Cronograma

As oficinas e masterclasses virtuais acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio por meio da Plataforma Zoom, com preferência de vagas para integrantes do Orquestra do Instituto de Artes, do curso de Música da Ufrgs e da Orquestra Villa Lobos. Também estará aberto a estudantes de todo o Brasil. Os horários das oficinas variam entre 9h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30. O horário das masterclasses será combinado.

O Concerto Didático acontece dia 21 de maio (sexta-feira), às 19h. Haverá transmissão ao vivo no Youtube e Facebook. A gravação será realizada no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre.

Sobre o projeto

O protagonista deste projeto é o músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, com mestrado pela City University London (Londres). O projeto surgiu para amenizar a carência observada na metodologia de música popular para os instrumentistas das cordas friccionadas, principalmente, nos conhecimentos harmônicos e rítmicos presentes na música popular brasileira. 

Busca-se, ainda, instigar no participante o interesse por aprofundar-se no universo da música improvisada, bem como formar público para a música instrumental, celebrando a identidade musical brasileira enquanto patrimônio cultural.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko