Paraná

Lava-Jato

Tribunal Popular que condenou a Lava-Jato volta a se reunir, 4 anos depois

Evento irá anunciar organização do Tribunal Popular do Genocida, que colocará o governo Bolsonaro sob julgamento popular

Curitiba (PR) |
Evento online acontece nesta terça (04), às 19h30 - Divulgação

O Tribunal Popular da Lava-Jato, que condenou a operação quatro anos atrás, volta a se reunir publicamente nesta terça-feira, 04 de maio, para discussão das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e o impedimento da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Organizado pelo Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD), além de artistas, representantes dos Povos Originários e Movimentos Sociais, o Reencontro terá os mesmos juristas e juradas populares que sentenciaram os então "heróis nacionais" em 2017.

Para os organizadores, "O Tribunal Popular foi a forma que o CAAD encontrou para denunciar o que era evidente para quem conhece leis, mas propositalmente ignorado por estranhas conveniências, responsáveis pelo desastre que se abate sobre o país deste 2015".

No evento, transmitido pela internet, será anunciada a organização do Tribunal Popular do Genocida, que colocará o governo Bolsonaro, suas políticas e seus ministros sob julgamento popular para apuração de sua responsabilidade direta no número de mortos no Brasil em função da pandemia por Covid-19.

O CAAD convocará novamente os movimentos sociais e populares, as centrais sindicais, lideranças indígenas e quilombolas, os coletivos e associações organizadas de juristas progressistas e os partidos políticos para participarem da construção deste novo Tribunal #OPovoéOJuiz. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h30, na página de Facebook e YouTube do Tribunal Popular da Lava-Jato.

Edição: Lia Bianchini