Paraná

DESUMANIDADE

Relato | Lindolfo, presente! “O sofrimento é inenarrável”

O professor Hermes Leão, da APP-Sindicato, visitou hoje o local do crime bárbaro contra o jovem professor e militante

Curitiba (PR) |
Nosso jovem professor PSS foi amarrado e seu carro (recém adquirido depois de muita luta) foi incendiado sem qualquer chance de defesa - DIvulgação

Lindolfo Kosmaski, jovem LGBT, professor, camponês e defensor da reforma agrária, foi brutalmente assassinado no dia de ontem (1 de maio), na cidade de São João do Triunfo (PR).

Ele cursava mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática na UFPR. Integrava a Turma Albert Einstein, realizada em parceria com a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA) no Assentamento Contestado na Lapa-PR.

Organizações como o MST e a ELAA fizeram notas de repúdio contra o assassinato bárbaro. Ações e protestos no local do crime estão apontados. Os educadores e educandos da Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, também se manifestaram:

“Lindolfo, um ser humano que defendia a vida e lutava pela educação pública de qualidade, por uma Educação do Campo que atendesse às demandas das comunidades. Um sonhador e construtor de uma sociedade onde possamos viver com justiça e liberdade!”

Segue abaixo o relato do professor Hermes, presidente da APP-Sindicato e colunista do Brasil de Fato Paraná, que conhecia Lindolfo, professor PSS na escola pública.

Juntamente com dirigentes da APP-Irati, e do sindicato dos trabalhadores rurais de São João do Triunfo (PR) passamos a tarde com a família do nosso querido Lindolfo Kosmaski. O sofrimento é inenarrável. O corpo será liberado no Instituto Médico Legal (IML) de União da Vitória nesta noite e o sepultamento deve ocorrer na manhã desta segunda na Comunidade Palmeiras, interior do município.

Nosso jovem professor PSS foi amarrado e seu carro (recém adquirido depois de muita luta) foi incendiado sem qualquer chance de defesa. Nossas lideranças locais preparam um ato a ser realizado no próximo sábado no local do crime.

Estaremos acompanhando os trabalhos de investigação para que o/os responsáveis por essa barbárie sejam devidamente punidos. Muito obrigado pela centenas de mensagens, tive a oportunidade de mostrar aos familiares o quanto seu filho era amado.

Lindolfo Presente!"

Edição: Pedro Carrano