Rio Grande do Sul

SEMENTES CRIOULAS

Camponeses iniciam colheita das sementes de milho crioulo da safra de 2020/2021 no RS

As sementes serão destinadas para doação e para comercialização; saiba como adquirir e acompanhe a live

Brasil de Fato | Candiota (RS) |
Ao todo, são 74 famílias da região Sul do RS envolvidas no resgate, conservação e multiplicação das sementes - Fotos: Patrick Maass e José Luis Soares

O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) e a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda (CooperFumos), em parceria com agricultores, assentados e camponeses da região Sul do estado, deram início à colheita das sementes de milho crioulo da safra de 2020/2021. Foram colhidas até agora duas variedades de milho crioulo: Pixurum e Amarelão.

As sementes crioulas tiveram teste negativo de transgenia e foram produzidas em sistema de transição agroecológica. “O teste para transgenia é uma fita reagente em que a cor da fita altera se houver gene transgênico” explica Frei Sérgio Antônio Görgen, um dos coordenadores do MPA no Rio Grande do Sul.


Teste de transgenia das sementes deu negativo / Fotos: Patrick Maass e José Luis Soares

Todo o processo, desde a semeadura até a colheita, está sendo acompanhado por técnicos especializados do projeto InovaSocial, uma parceria entre a Embrapa, BNDES, Cooperfumos e Bionatur. Também acompanham técnicos do projeto de Educação Ambiental e Agroecologia, fruto de uma parceria do ICPJ com a Usina Termoeletrica (UTE) Pampa Sul.

As sementes foram encaminhadas para a Unidade de Beneficiamento de Semente (UBS) José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagem, em Encruzilhada do Sul, da Cooperfumos. Elas serão beneficiadas na unidade para posterior semeadura.

De acordo com o coordenador da UBS em Encruzilhada, o engenheiro agrônomo Josuan Schiavon, a “UBS faz parte da estratégia do MPA de preservar e multiplicar as sementes crioulas para produção de alimentos saudáveis de forma massiva. Na UBS as sementes serão secadas, selecionadas, padronizadas, embaladas, aptas para uma nova semeadura atendendo os atributos de qualidade exigidos”.


Além de 32 variedade de milho crioulo, camponeses colheram sementes de feijão, trigo, sorgo sacarino, arroz de sequeiro, entre outras / Fotos: Patrick Maass e José Luis Soares

“Ao todo são 74 famílias envolvidas no resgate, conservação e multiplicação das sementes”, explica Darlan Gutierres, também coordenador do MPA no RS. “São sementes variadas de milho, feijão, trigo, sorgo sacarino, arroz de sequeiro, entre outros, são 32 variedades somente de milho”, explica. Frei Sérgio destaca que, “das 32 variedades de milho crioulo, algumas delas estão em fase de resgate e multiplicação, ainda não disponíveis para a comercialização”..

Outras sementes estão em fase de colheita, como feijão e arroz de sequeiro. As sementes serão destinadas para doação em parceria com projetos como o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, da Comissão Pastoral da Terra e Instituto KOINÓS, e destinadas para comunidades quilombolas e indígenas do Rio Grande do Sul. Haverá também possibilidade de aquisição destas sementes junto ao ICPJ e à Cooperfumos.

Interessados na compra das sementes devem acionar os seguintes contatos:
Darlan - 53 999405838
Josuan - 51 995575486

Assista

Na terça-feira (4), uma rede formada pelo MPA, ICPJ, Brasil de Fato RS e Rede Soberania promove uma live sobre o início da colheita das sementes crioulas. Com mediação do Frei Sérgio, a atividade inicia às 19h.


Live ocorre na terça-feira (4), às 19h / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira