Paraná

Covid-19

Cascavel aprova prioridade de vacinação para profissionais da Educação

Projeto aguarda sanção do prefeito; vereadora cobra plano logístico com quantidades de doses e datas de vacinação

Curitiba (PR) |
Mesa Diretora coordenou as sessões extraordinárias que aprovaram o projeto - Foto: Flávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa CMC

A Câmara Municipal de Cascavel, no oeste do Paraná, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 50/2021, que “inclui os professores e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados da educação básica e do ensino superior na 2ª fase do grupo prioritário do Plano de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19”. O projeto foi aprovado em duas sessões extraordinárias realizadas nesta terça-feira (27) e segue agora para sanção do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

O PL prioriza a vacinação para profissionais das redes públicas e privadas de educação básica, que inclui todos os profissionais na ativa dos estabelecimentos de educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos, além dos que atuam nas instituições de ensino superior.

A Secretaria de Saúde deve descrever no Plano de Operacionalização da Vacinação a ordem de vacinação dos estabelecimentos, de acordo com critérios epidemiológicos de incidência em cada localidade.

Vereadora cobra explicação sobre logística

Em sua fala durante a sessão, a vereadora Professora Liliam (PT) pontuou a necessidade de um plano logístico, com indicação quantidade de doses necessárias e datas de vacinação. A vereadora lembrou que a inclusão de profissionais como grupo prioritário é uma luta pautada pela categoria. Lembrou, no entanto, que Cascavel deve iniciar a volta às aulas no modelo híbrido a partir da próxima semana e que, apesar da aprovação do projeto, não existe explicações sobre como funcionará a vacinação de profissionais da Educação.

"A questão é: qual vacina? Quando? Quantas vacinas? [...] Essa questão não é secundária, ela é o coração dessa lei. Essa lei fica sendo palavras ao vento se não vier acompanha de um plano com datas e com doses", disse Liliam.

Até esta terça (27), Cascavel registrou 53.976 pessoas vacinadas com a primeira dose e apenas 30.513 vacinadas com as duas doses recomendadas.
 

Edição: Lia Bianchini