Rio Grande do Sul

Saúde

Doenças renais crescem e transplantes diminuem com a covid-19

Painel online debate o tema que desafia a nefrologia nesta quarta-feira (21), às 19h, com a presença de Paulo Moreira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do rádio gaúcho, jornalista especializado em jazz, Paulo Moreira é o convidado especial do painel - Divulgação

“Covid-19, pacientes renais e transplantes” é o tema do painel ao vivo que reunirá o jornalista Paulo Moreira, a médica nefrologista Tatiana Michelon e a acadêmica de medicina e transplantada renal Fabiana Bender, nesta quarta-feira (21), às 19h.

A abordagem avaliará o cenário atual com o agravamento da covid-19 e seu impacto na saúde renal no Brasil e no mundo, resultando em mais mortes, mais diálise e menos transplantes. O painel terá a coordenação do professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta.

Em 2021, foram realizados apenas 53 transplantes de rins no Rio Grande do Sul, onde 1.033 gaúchos continuam na lista de espera, de acordo com a Central de Transplantes do estado. Para se ter uma ideia do impacto da pandemia nos transplantes, em 2020, no mesmo período (antes da pandemia), foram feitos 129 transplantes e, em 2019, 128, uma queda de 40% no mesmo período. 

No país, 27.202 aguardam na lista, segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), e 144 mil pessoas fazem diálise de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Em todo o mundo, a Doença Renal Crônica provoca pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Agravamento

O agravamento das doenças renais com a chegada da covid-19 e os desafios da nefrologia será aprofundado pela médica integrante da equipe de transplante renal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tatiana Michelon foi responsável por articular e estruturar a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital de Montenegro, no Vale do Caí em 2018. 

Música na veia 

Uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do rádio gaúcho, jornalista especializado em jazz  é o convidado especial do painel. Além desse estímulo musical, o comunicador Paulo Moreira também é profundo conhecedor da doença renal. Com 60 anos, jornalista há 40 anos, convive com essa relação há 17 anos e esteve 10 anos na lista para transplante de rim. 

Moreira aceitou o convite da coordenadora do Projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges, para contar a sua história que gira em torno de uma patologia que tem muitas possibilidades de ser superada com transplante. 

Com atuação marcante na condução do programa Sessão Jazz na FM Cultura por 21 anos, Moreira mantém a rígida disciplina de paciente renal. Discreto sobre sua doença renal, fãs e amigos se surpreendem quando tem conhecimento dessa luta diária pela manutenção da saúde. 

Depoimento animador  

A estudante de Medicina e transplantada Fabiana Bender traz o relato da sua experiência de paciente renal de uma jovem que pode transplantar os rins. A mediação desse importante tema é do presidente da Fundação Ecarta, professor Marcos Fuhr. 

Cultura Doadora

Promotora do painel, a Fundação Ecarta mantém o projeto Cultura Doadora há oito anos para fomentar o debate sobre a  importância da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Fundação Ecarta e será aberto a perguntas do público.


Fundação Ecarta mantém o projeto Cultura Doadora há oito anos para fomentar o debate sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko