Paraná

Coluna

Boletim latino-americano O Sul do Mundo, número 43

Imagem de perfil do Colunistaesd
o Peru teve três presidentes derrubados a partir dos fortes protestos de rua - Carlos Mamani / AFP.
A Constituinte tem aparecido de forma embrionária em lutas no continente, no Peru, Guatemala e Chile

Rússia anuncia expulsão de 10 diplomatas estadunidenses

 

Em resposta às sanções tomadas por Washington, que elaborou lista com o pedido de saída de dez diplomatas russo dos EUA, o governo de Moscou respondeu que deve responder a essa medida “reciprocamente e pediremos a dez diplomatas americanos na Rússia que deixem nosso país”, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em entrevista coletiva.

Constituinte, bandeira viva em toda a América Latina

Pedro Castillo, professor e sindicalista, saiu na frente no primeiro turno das eleições presidenciais do Peru. Integrante do partido Peru Libre, o programa do candidato apresenta-se como socialista e orientada pelo pensamento de Marx, Lênin e Mariátegui. Este último, defensor de um socialismo aplicado a partir das condições concretas e características da realidade peruana. No programa ainda está a defesa de um referendo para a formação de uma Assembleia Constituinte que modifique a Constituição de 1993 para levar adiante a “economia popular com mercados”, inspirada na experiência dos governos de Evo Morales, na Bolívia, e Rafael Correa, aponta a revista Opera. A Constituinte tem aparecido de forma embrionária em várias lutas no continente, especificamente no Chile, Guatemala e Peru.

Crise política e institucional

De acordo com a mesma revista, as eleições no Peru no primeiro turno passaram por um leque de candidatos amplo, 18 ao total, sem que nenhum passasse de 15% das intenções de voto. A atual crise institucional do país é um dos fatores. No mesmo contexto latino-americano, os últimos seis presidentes do país foram acusados ou condenados por corrupção, e no último ano e meio o Peru teve três presidentes derrubados a partir dos fortes protestos de rua, intensificados com a pandemia do coronavírus.

(Com revista Opera)

 


 

Edição: Lucas Botelho