Rio Grande do Sul

Vacinas

Trabalhadores da assistência social reivindicam a vacinação da categoria no RS

Deputada Luciana Genro (PSOL) protocolou projeto de que inclui categoria como grupo de vacinação prioritário

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da assistência social, em Porto Alegre, mobilizados pela inclusão da categoria no Plano Estadual de Vacinação - Foto: Fetsuas

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mobilizados para que a categoria seja incluída no Plano Estadual de Vacinação. Na tarde de hoje (14), trabalhadores e usuários de diversos municípios se mobilizaram em frente a alguns locais de trabalho para reivindicar a inclusão do SUAS entre as categorias com prioridade para receber a imunização contra a covid-19.

O dia de luta ocorre em paralelo com uma campanha de assinaturas, que deverá ser encaminhada ao governo estadual. A campanha é organizada pela Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social (Fetsuas) e pelo Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS. A campanha de assinaturas pode ser acessada e assinada aqui.

Conforme consta na justificativa do abaixo assinado, os trabalhadores do SUAS estão cotidianamente expostos à contaminação, ao atender a crescente demanda da população em desproteção social que, além do luto, sofre com a perda de trabalho formal e informal, no período da pandemia.

O texto da campanha lembra também que o serviço de assistência social é considerado essencial, conforme estabelecido pelo Decreto nº 55.154, de 1º de Abril de 2020, o que torna ainda mais urgente a inclusão desta categoria ao Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

O Fórum Estadual e a Fetsuas convidam para uma live no Facebook, nesta quarta-feira, às 18h30.

Luciana Genro protocola projeto de que inclui categoria

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou, na terça-feira (13) um projeto de lei (PL 87/2021) para que as trabalhadoras e os trabalhadores da assistência social entrem na lista de prioridades do Plano Estadual de Vacinação. Atualmente, a lista elenca 29 categorias como prioritárias, excluindo os trabalhadores do SUAS.

O mandato da deputada lembra ainda que o SUAS reúne as trabalhadoras e os trabalhadores de toda a rede municipal, estadual e federal de assistência.

“Essa categoria nunca parou na pandemia e seguiu na linha de frente atendendo a população mais vulnerável. São os trabalhadores do SUAS que fazem chegar lá na ponta as políticas de assistência, ainda mais necessárias em tempos de crise”, disse Luciana Genro.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS


Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira