Paraná

Edição 204

Editorial | O Bolsonaro real e o país real

Tem a retaguarda dos militares e de empresários que cobram a entrega a preço de banana de empresas lucrativaS

Curitiba (PR) |
A união inicial de seu governo e o “partido Lava Jato” está desmoralizada, dividindo o campo conservador. O Centrão no Congresso o pressiona por favores. A vida do povo piora. - Marcos Corrêa/PR

Enquanto o presidente disse em rede nacional que todas as medidas contra a pandemia foram tomadas, o Brasil alcança o número de 300 mil mortes por covid-19, chega a 3 mil mortes diárias, índice comparável a uma guerra civil.

Bolsonaro prejudica o país. Deve ser removido e punido nos tribunais. Confunde a população. Demora na aprovação do auxílio emergencial. Reduz o valor. Não aplicou medidas de isolamento urgentes desde 2020. Não preparou compra ampla de vacinas. Brasil é na verdade o número 73 em aplicação de vacinas por mil habitantes.

O que explica uma fala mais moderada de Bolsonaro? A união inicial de seu governo e o “partido Lava Jato” está desmoralizada, dividindo o campo conservador. O Centrão no Congresso o pressiona por favores. A vida do povo piora. Já Lula, com direitos políticos recuperados, abre um canal entre a esquerda e a população e tem denunciado o governo.

O governo ainda apresenta 30% de apoio, embora sua rejeição aumente desde o final do ano (54%). Tem a retaguarda dos militares e de empresários que cobram a entrega a preço de banana de empresas lucrativas – caso da Eletrobras, Correios e setores da Petrobras.

Neste cenário, porém, ações ainda mais autoritárias e conservadoras do governo, por baixo do discurso domesticado, são possíveis e devem ser denunciadas fortemente.

Edição: Lia Bianchini