Paraná

Vacina

Deputados e prefeitos articulam compra da Sputnik V pelo Consórcio Paraná Saúde

Bancada de deputados do Paraná participou de reunião que discutiu formas de aquisição do imunizante

via Porém.net |
Fundo Russo teria disponibilidade de fornecer ao Brasil mais 13 milhões de doses da vacina Sputnik V - Ricardo Marajó/SMCS

Na manhã desta segunda-feira (22), deputados estaduais, deputados federais e prefeitos do Paraná participaram de uma reunião com o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, com o objetivo de articular junto ao Consórcio Paraná Saúde a compra de doses da vacina Sputnik V para o estado, diretamente pelo Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF).

Segundo Gabas, o Fundo Russo teria disponibilidade de fornecer ao Brasil 13 milhões de doses da vacina Sputnik V, além das 37 milhões de doses adquiridas por meio do consórcio de governadores do Nordeste. “Nós entendemos que vacinação é uma estratégia de saúde pública que precisa ser regional, pelo menos dentro do país, pois não adianta o Nordeste vacinar sua população e outros estados ficarem atrasados no processo”, disse.

A reunião foi articulada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT). “Temos uma grande oportunidade em mãos, e as informações trazidas pelo Consórcio Nordeste foram de grande valia para que possamos garantir a imunização em massa da população paranaense. Nosso principal objetivo aqui é salvar vidas”, afirmou a deputada.

Organização

A necessidade de organização e de cuidados no processo de compra de vacinas por parte de prefeitos, para que não haja problemas nas negociações e entregas de doses foi apontada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). “Há um desespero geral para acesso à vacina e isso é natural, mas tem que ter muito cuidado”, afirmou. Ele ressalta que há empresas se apresentando como representantes de laboratórios produtores de vacinas e é preciso ter segurança na relação comercial.

Romanelli destacou a importância da participação do Consórcio Paraná Saúde nas negociações com fornecedores de vacinas. Para ele, este seria o instrumento mais adequado para tratar da aquisição de imunizantes. O deputado sugeriu ainda que a Frente Parlamentar que trata do enfrentamento ao coronavírus reúna representantes do Governo do Estado, dos municípios e gestores do consórcio de saúde para organizar as estratégias de compra de imunizantes.

Segundo o deputado, o orçamento do Estado dispõe de R$ 200 milhões para a compra de vacinas. Deste total, R$ 100 milhões foram disponibilizados pela Assembleia Legislativa.

“A abertura desse diálogo pelas bancadas é uma iniciativa importante para pressionar os governos estaduais e municipais a acelerarem o processo de compra das vacinas, na medida em que o governo federal não responde às necessidades de uma política de proteção à nossa população”, afirmou o deputado estadual Tadeu Veneri (PT).

Edição: Lia Bianchini