Paraná

Pandemia

Vereadores de Curitiba aprovam projeto que autoriza Prefeitura a comprar vacinas

Compra ocorrerá caso governo federal descumpra o Plano Nacional de Imunização

Curitiba (PR) |
Com a sanção do Prefeito, compra poderá ser realizada por meio de consórcio ou individualmente - Reprodução

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou projetos de lei que autorizam o município a adquirir vacinas para o enfrentamento da pandemia e a participação no consórcio de compra de imunizantes que deve ser formado no próximo dia 22 de março.

Os projetos, que tramitaram em regime de urgência, foram aprovados durante sessão remota, por unanimidade. Com a sanção do Prefeito, a compra poderá ser realizada, por meio de consórcio ou individualmente, em duas situações: descumprimento, por parte da União, do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação ou ausência de cobertura imunológica suficiente contra a doença. Além disso, a proposta ainda autoriza o remanejamento de recursos do orçamento vigente para a compra dos imunizantes.

“Esta é uma medida necessária para acelerar o processo de imunização na cidade para conter a contaminação no nosso município. O governo federal tem sido irresponsável, não se organizou e não priorizou a compra de vacinas,” disse a vereadora Professora Josete (PT). Ela alertou, porém, que a compra, se for feita, ainda irá demorar. “É preciso destacar que as vacinas compradas não chegarão nos próximos dias. Até porque há a falta de vacinas no mercado internacional e já estamos muito atrás.” 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini