Paraná

Vestibular

UFPR adia a 1ª fase do vestibular devido ao agravamento da pandemia

Nova data será definida tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na seleção

Paraná |
Vestibular UFPR foi adiado devido ao agravamento da pandemia no Paraná.
Vestibular UFPR foi adiado devido ao agravamento da pandemia no Paraná. - Divulgação UFPR

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná adia a aplicação da prova da 1ª fase do Processo Seletivo de Ingresso, que seria realizada no dia 28 de março. A decisão vale também para as provas aos cursos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e ao cargo de Cadete Policial Militar e/ou Bombeiro Militar para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

O motivo é o agravamento da pandemia de coronavírus em Curitiba e em todo o estado. Na decisão, o NC levou em conta o decreto 565/2021, emitido pela prefeitura de Curitiba na última sexta-feira, dia 12 de março, com medidas ainda mais restritivas para o controle da propagação da Covid-19 e a nota técnica número 08 da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na Universidade Federal do Paraná.  A nova data será definida tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na prova de seleção, tanto em Curitiba quanto nas cidades do interior do estado.

 

Confira a nota completa aqui:

 

A Universidade Federal do Paraná, por intermédio de seu Núcleo de Concursos (NC/UFPR), unidade instituída em caráter permanente pela Portaria nº 95-UFPR, de 12/06/2002, está acompanhando atentamente o avanço da crise sanitária decorrente da COVID-19 (coronavírus, SarsCov-2), que culminou na situação dramática que vive a capital e o interior do Estado do Paraná.

Na esteira desses acontecimentos, na sexta-feira, dia 12/03/2021, o Excelentíssimo Prefeito da Cidade de Curitiba emitiu o Decreto nº 565/20211 , dispondo sobre medidas restritivas a atividades e serviços para o enfrentamento da emergência em saúde pública, conforme Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba. Vale ressaltar que o desenrolar de tal cenário já era apontado pela Nota Técnica 082 , de 01/03/2021, emitida pela Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na Universidade Federal do Paraná.

A mídia vem noticiando amplamente os acontecimentos dramáticos que assolam não somente o Estado do Paraná, mas a grande maioria dos Estados do País, com números alarmantes, e ainda crescendo. Diante desse cenário, marcado por uma instabilidade crescente, o Núcleo de Concursos da UFPR, primando pela responsabilidade para com a biossegurança dos candidatos, seus familiares, e responsáveis pelos locais de aplicação de prova, e em coerência tanto com o Decreto no 565/2021 da Prefeitura Municipal de Curitiba quanto com as recomendações apontadas pela Nota Técnica Nº 08, emitida pela Comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo Coronavírus na Universidade Federal do Paraná sobre a evolução da COVID-19 no Estado do Paraná, e, sobretudo, solidarizando-se com as vítimas do novo Coronavírus, seus familiares e as já exauridas equipes da área da saúde que atuam na linha de frente nos hospitais para atender a LONGA fila de espera por um leito, informa que está adiada a Prova da 1ª Fase do Processo Seletivo de Ingresso à UFPR, que ocorreria em 28/03/2021.

Nova data será definida tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na prova de seleção, tanto em Curitiba quanto nas cidades do interior do Estado do Paraná. Inclui-se aqui, as provas para os candidatos aos cursos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e os candidatos ao cargo de Cadete Policial Militar e/ou Bombeiro Militar para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná. Modelos matemático-epidemiológicos, propostos com base nos dados oficiais divulgados, ainda não nos trazem segurança para que se tenha imediata definição de nova data para a aplicação da prova. Mesmo passado o pico de contaminação, há que se analisar o modo pelo qual ocorrerá a diminuição de casos, que pode se estabilizar em patamares perigosos, podendo influenciar, inclusive, outros concursos que venham ocorrer em futuro breve.

Por essa razão agradecemos a compreensão, responsabilidade e solidariedade de todos, nesse momento dramático que aflige a comunidade paranaense. Curitiba, 15 de março de 2021.

Profª. Dra. Maria Josele Bucco Coelho Pró-Reitora de Graduação e Educação Profissional

Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca Reitor da UFPR

Edição: Ana Carolina Caldas